Bastter.com -

CandleStick: Martelo Invertido

Ainda que não seja propriamente uma estrela, o Martelo Invertido (ou inverted hammer, no termo em inglês) é discutido aqui, devido a sua semelhança com a Shooting Star. Um martelo invertido é semelhante a uma shooting star pois também possui corpo pequeno e uma longa sombra superior.

A diferença é que a shooting star é um padrão de reversão de topo e o martelo invertido é um padrão de reversão de fundo, ou seja, esta mesma figura receberá o nome de shooting star se aparecer em um topo e de martelo invertido se aparecer em um fundo.

Assim como o martelo regular, o martelo invertido é um sinal bulish após uma queda, ainda que de menor intensidade. Na figura mais abaixo é o candlestick mais abaixo dos outros e em preto.

A cor do corpo do martelo invertido não faz diferença, ainda que alguns prefiram um com corpo de alta. É importante esperar por uma confirmação da reversão com um candle de alta no dia seguinte. Se ocorrer um gap de alta em relação ao martelo invertido e o próximo candle, esta será uma forte confirmação da possível reversão de tendência.

Vamos verificar porque o martelo invertido, ao contrário do martelo regular precisa de uma confirmação no dia seguinte. A variação de preços que forma o martelo invertido parece ser bearish na sua essência. O mercado abre próximo ou na mínima e depois sobe em um ralí. Mas os Bulls não tem forças para sustentar o mercado lá em cima e os preços desabam e fecham próximos a mínima do dia.

CandleStick - Martelo Invertido

Porque um comportamento assim, que parece demonstrar fraqueza, pode sinalizar uma reversão de um trade de queda e um fundo. Para diferenciar se este sinal é de força ou de fraqueza, o que precisamos é do próximo candle. Se o candle seguinte abre acima do corpo do martelo invertido, significa que aqueles que venderam na abertura ou fechamento do martelo invertido estão perdendo dinheiro.

Quanto mais tempo o mercado se sustentar acima do corpo do martelo invertido no dia seguinte, maior a chance que estes vendidos cubram suas operações impulsionando mais o mercado para cima. este pode ser um processo de retro-alimentação que termine em um ralí.

O martelo invertido é mais raro que o martelo regular e tem menos intensidade como padrão de reversão. Apesar disso é uma figura importante pelo que representa, podendo determinar fundos como é visto nos exemplos abaixo.

Critérios de intensificação do martelo invertido como sinalização de um fundo:

Importante incremento de volume no dia do martelo invertido ou ao menos nos dias anterior e posterior a shooting star.

O fato dele acontecer próxima ou em cima de um forte suporte.

O fato de acontecer um gap de alta entre o martelo invertido e o próximo candle. Quanto maior este gap melhor.

Quanto menor o corpo, e maior a sombra superior, maior a intensidade do padrão. Um martelo invertido sem corpo é um doji.

Exemplo 1 - Martelo Invertido no Banco do BrasilCandleStick - Martelo Invertido

Apesar do corpo um pouco grande, este martelo invertido funcionou como fundo. A abertura no dia seguinte em um grande gap de alta acabou por levar os vendidos a se cobrir após uma tentativa de reação, o que impulsionou o papel mais acima.

Exemplo 2 - Martelo Invertido no IBOVCandleStick - Martelo Invertido

Observem que o martelo invertido determinou o fim de um longo trade de queda, apesar de não ter causado um forte ralí a posteriori.

Observem enorme volume no dia que se segue ao martelo invertido e um candle de alta confirmando o padrão e lhe dando intensidade.

Exemplo 3 - Martelo Invertido e ElétricoCandleStick - Martelo Invertido

Observem que belo padrão de reversão após um forte trade de queda, que determinou o fim do mesmo. Vejam, que apesar do corpo vermelho, o martelo invertido funciona como um fundo mostrando que a cor do corpo não importa. A longa sombra em relação ao corpo, confere intensidade ao padrão.

Devemos olhar os candles no meio do desenho todo que está a nossa frente e não de maneira rígida como se fosse matemática. Quem estuda candles deve aprender a interpretá-los e não simplesmente decorar as formas.

Voltar

Ainda em candlestick

Novidades para Hoje!

    Ferramentas

    O que você procura ?

    Últimos acessos

    Últimas dos Grupos

    Grupos em Destaque

    Ver todos  

    Últimas das Ações

    Ver todas

    Monitor de Mercado

    DJIA

    Siga o Bastter

    Siga o Bastter no Twitter Siga o Bastter no Facebook Siga o Bastter no Youtube

    Patrocinadores

    Bastter Blue

    Bastter Blue Grátis!

    Livros

    Quer aprender mais ?

    Anterior
    Combo Curso de Opções Bastter
    Introdução às Opções - Bastter
    Investindo em Opções - Nova Edição - Bastter
    Operando Opções - Bastter
    Pounce - A Estratégia Pounce de Investimentos - Ken Stern
    Pânico - A história da insanidade financeira moderna - Michael Lewis
    Eu Quero Ser Rico! - Bastter
    Sobreviva na Bolsa de Valores - Bastter
    Verdades e Lendas sobre Opções - Ricardo C. Hissa - Predador
    Aprenda a Vender e Operar Vendido - Alexander Elder
    Fique Rico Operando Opções: Estratégias Vencedoras - Lee Lowell
    Investindo em Ações no Longo Prazo - Jeremy J. Siegel
    O Jogo das Startups por Dentro da Parceria entre os Investidores de Risco e os Empreendedores - William H Draper iii
    Proximo