Data original: 04/01/2019
Bolsonaro diz que pode debater fim da Justiça do Trabalho - 03/01/2019 - UOL EconomiaCaros amigos
Como dito diversas vezes aqui pelo Bastter e pela comunidade, emprego está ficando coisa do passado.
Sou servidor público federal, trabalho na "amada" Justiça do Trabalho. Tomei posse em janeiro de 2008, com 23 anos. Esse mês completo 10 anos de serviço público em que me dediquei a minha função pública com dignidade, o que não é mais que minha obrigação. Aliás, cabe registrar, foi meu único ganha pão na vida.
Sempre tive o desejo de juntar dinheiro, apesar de não entender muito do assunto. Sempre fui altamente organizado com minhas finanças, mesmo quando adolescente!
Mas, por fatores da vida, demorei para começar a construir um patrimônio. Mas fui começando aos poucos e passou a ser algo sério na minha vida a partir de 2016. Desde março de 2016 tenho a meta, cumprida, de aportar 30% da minha renda líquida.
Eu estabeleci que ia construir um patrimônio por três motivos:
1) Para não morar em aluguel na velhice (sim, eu não moro em imóvel próprio).
2) Para não depender do sistema previdenciário, ou seja, construir um patrimônio cuja renda passiva possa me sustentar tranquilamente.
3) Caso eu perca meu emprego, eu tenha tranquilidade para procurar o melhor caminho sem pressa.
Nesse contexto é bom sinalizar que eu complemento a renda dos meus pais, pagando mais da metade das contas deles. Eu e eles moramos de aluguel (não moramos juntos).
Enfim, por que estou registrando tudo isso?
1) Quero registrar para a comunidade que o risco que eu estou correndo, de perder o emprego, é algo que é inimaginável para a maioria dos meus pares no trabalho. Mas nós, aqui da comunidade Bastter.com não devemos ser pegos assim desprevenidos. Juntar dinheiro e construir um patrimônio é algo essencial na nossa vida, pois nada é garantido. O risco que eu corro de perder minha fonte de renda, qualquer um de nós corre. Todos, sem exceção.
2) Quero ouvir da comunidade o que vocês tem a comentar dessa situação.
3) Aproveito para questionar o que vocês acham do aporte de 30% da renda líquida... é baixo?