empreender, o processo importante da sinergiasaquesagaz em 13/3/2010 20:02:10 " Sua vida nos negócios é um sobe e e desce danado. Até parece bosta no vaso." Foi assm que minha senhoura definiu a minha vida de empreendedor hoje pra mim. E completou: "mas é o seu jeito de ser feliz, e eu o quero assim, estamos juntos nesse e em outros empreendimentos." Pelo menos não me disse: estamos juntos nessa merda.
Tenho muita sinergia com as pessoas que me circundam. Agora, aconselharam-me a ter uma caixinha.
Meu filho escutava-me quando ao telefone expliquei prum amigo porque desistia de entrar num bom negócio que fiquei alguns meses com ele buscando o êxito.
- Cara, o meu dinheiro acabou, literalmente. Aguardo fatos novos acontecerem e depois, quem sabe, volto a conversar sobre o assunto se você ainda precisar de mim nesse negócio. No momento, eu seria um estorvo pra você.
Meu filho escutou e deu sua opinião.
- Papai, por que você quando tem dinheiro não guarda na caixinha? Assim quando precisar é só pegar lá.
Falta-me essa caixinha, sem dúvida. Torro tudo nos meus sonhos que são sempre muito caros.
De todas as minhas empreitadas eu arrigimentei um título que ninguém me tira. Sou o maior e o melhor nessa minha aptidão. Sou o número um, o mais habilitado em projetos frustrados. Sou mesmo. E se há alguém com quantidade superior a mim ele deve estar na moita, quietinho e não se expôem. Eu não. A vida é uma e tento tudo. Se der, deu. Se não der, ferrou.
Sou um empreendedor.
Antes de mais nada o empreendedor tem que ter o dom de fazer com que os que o rodeiam fiquem melhores e que tenham entusiasmo em explorar seu padrão de acerto. Também, as finanças pessoais devem crescer de modo exponencial, pois só assim se segura talentos para lhe ajudarem no seu sonho. Isso eu consigo, sobro-me nisso.
O que é um empreendedor? Empreendedor é aquele que identifica o real valor das coisas mesmo que ainda no subjetivo e faz deste valor futuro a sua causa objetiva.
Conversava com um amigo genial, um senhor, advogado Paulo, que fiquei amigo aqui em Campo Mourão. Passo quase que diariamente em seu escritório sempre com alguma coisa pra fazer, mas no fundo mesmo vou lá pra conversar. Só pra dizer uma coisa dele. Teve um cancer terrível e o venceu. Contou-me que durante as suas agruras que além dos bons médicos que o fez vencer a doença ele venceu, antes, a depressão. Enfrentou-a com firmeza, espantou-a. Nesse papo lembrei-me duma parábola que se baseia no que está em Corintios: "Se és fraco, és forte."
Uns filhotes de passarinhos muito bem alimentados eram empurrados pela mãe para que voassem. Lá do alto no ninho eles nem se mexiam, pois firmes no bom abrigo e com medo da grande queda. Mas a mãe insistia em empurrá-los pra fora até que o primeiro caiu e despencou lá do ninho que os pais fizeram na elevada copa da grandiosa árvore.
O filhotinho muito assustado e em queda livre, instintivamente, abriu as asas e plainou até o pouso trôpego que não o machucou. Mais tarde, descansado, ele tentou sozinho, bateu asas e conseguiu sair do solo e, assim, voaria até sua morte.
A vida nos negócios empreeendidos é idêntica. Às vezes, o mundo novo que se apresenta nos parece impossível em transpor os obstáculos futuros. Por sermos iniciantes e para participarmos nesse novo mundo nos afastaremos do outro, possivelmente, muito mais seguro.
A prioridade de nossa mente nesse momento que se apresenta o novo mundo é nos aplicar uma presepada, afastar-nos dessa aventurosa expedição ao risco. Contudo, ao tentarmos, outras forças que desconhecíamos aparecerão durante a nossa ação e irão interagir conosco, com o grande talento que todos nós possuímos, nosso dom espiritual.
Esse é o processo que os novos empreendedores devem estar de olhos bem abertos. E esse processo chama-se sinergia. As nossas forças que atuarão conjuntamente com outras novas forças que até então são desconhecidas para nós. Para iniciar o processo sinérgico, alie-se a quem tem aptidões que você não as possuí e nessa vida não teria tempo para conseguí-las. Essa aliança é o início.