Bastter.com - Diversificacao - Coisa simples de entender

Devido as festas de fim de ano, a programação dos chats e análises terá uma pausa e voltará ao normal em 05/Jan/2015.

Feliz Natal e Feliz Ano Novo
Equipe Bastter.com

Forum de Mercado

Diversificação - Coisa simples de entenderBastter em 22/11/2012 12:27:12
ELET caiu 60%

Se eu so tenho ELET meu patrimonio caiu 60%

Se eu tenho ELET e outro investimento dividididos 50% cada um, meu patrimonio caiu 30%

se eu tenho tres investimentos, dividido igual e um deles é ELET meu patrimonio caiu 20%

Se eu tenho 30% em RF, 30% em ações e 20% em outros investimentos
e dentro as ações eu tenho 10 ações, 10% em cada uma

apenas 3% do meu patrimonio esta em ELET e meu patrimonio caiu 1,8% (sem contar q outras coisas podem subir e compensar)

Então eu diversifico e tenho muitas ações porque eu nao sou o Warren Buffet

se eu pudesse conhecer as empresas no amago, viver dentro delas, fazer parte do conselho e da administração, como ele faz, eu poderia ter 3 açoes, ou até menos

Como o que aconteceu com ELET pode acontecer com qq uma de minhas ações, nao importa quanto as empresas sejam boas ou tenham lucros consistentes e com qq um dos meus investimentos, eu diversifico pq assim posso trabalhar em paz

Porque a nao ser que vc seja um ser de outro planeta, nada vai determinar mais o seu enriquecimento do que o quanto voce poupa por mes. Isso supera de longe a taxa mensal q vc consegue

O que Realmente te Protege da Queda das Ações - YouTube

Então diferente do que falam por aí, da muito mais trabalho ter 3 açoes do que 12 açoes
agha em 22/11/2012 12:41:59
Prá mim isso ai casa direitinho....máximo de 5% do capital em uma única empresa...agora falta balancear mais...
RobertoColares em 22/11/2012 12:47:15
Dependendo do nível de diversificação, o sujeito vai replicar o mercado. Daí já acho melhor comprar logo um ETF.
gerthal em 22/11/2012 12:47:48
"porque eu nao sou o warren buffett" hehehehehehe
saquesagaz em 22/11/2012 12:49:05
Pombas, é a primeira vez que alguém diz essa coisa de forma óbvia.

Já fiz cursos que se disse pra concentrar tudo apenas na empresa que se conhece, uma ou duas. Mas a comparação com o Buffet é perfeita. Se não estou dentro da empresa não tem porquê se arriscar tudo nela.

cllauddio em 22/11/2012 12:50:07
o rico se preocupa com qto pode perder (diversificação)mais do que com a possibilidade de lucro(concentração) simplesmente porque já é rico
helvecio.junior1981 em 22/11/2012 12:51:37
Bastter, mas para o pequeno investidor, que faz aportes menores mensais você definiria a mesma estratégia? Não ficaria muito diluído em muitas ações?
Embora eu diversifique para me proteger eu me preocupo com isso às vezes.
jorge.feausp em 22/11/2012 12:52:42
Bastter, quais empresas você tem na sua carteira de ações?
Qual o percentual de seu capital total está investido em ações?
beze em 22/11/2012 12:53:25
Bastter, eu penso que so nao aprende algo aqui no seu site quem nao quer mesmo. Vc explica tudo com simplicidade e clareza, na linguagem popular.
Dividendos em 22/11/2012 12:53:27
boa cllauddio

não perder é melhor que do que arriscar e ganhar um monte
Cavellar em 22/11/2012 12:54:47
Agora fiquei preocupado, todo meu investimento em RV está em FII e todo o FII em apenas 1 FII.
Bastter em 22/11/2012 12:54:56
Roberto, nada a ver
12 empresas boas com lucros consistentes sao muito mas muito mas muito diferente de um ETF
ETF vem cheio de tranqueira

Helvecio eu nao entendo este argumento do cara pequeno
nao faz a menor diferença
monta sua carteira no TSB, compra o q ta para tras e pronto

este negocio de ser diluido e dai
que diferença faz
se vc tem 50 açoes de uma empresa ou 500?

Bastter em 22/11/2012 12:56:09
Jorge eu nao divulgo as minhas ações nem a minha carteira
cada um tem de montar a sua

va no Grupo Quadrod e açoes
coloque suas duvidas
va na area de açoes - botao ai a direita
estude as empresas
q vamos te ajudar a montar a sua carteira
thi em 22/11/2012 12:56:12
essa é a mais pura verdade...

so duas salvam: JESUS E ASSET ALLOCOATION
Sergio28 em 22/11/2012 12:58:13
continuo discordando com todo o respeito.

nao precisa estar dentro da empresa, precisa conhecer o negocio, os fatores externos e internos.

o numero de empresas vai depender de cada um e sua capacidade de análise.

obvio que muita diversificação minimiza o risco, porém tambem minimiza os lucros visto que dificilmente voce acertara em todas, ainda mais, se nao as estudou com mais profundidade.

eu prefiro poucas, no momento to muito concentrado, mas minha ideia é formar um time assim

1 na defesa , 3 meio campo , 1 no ataque

o ataque hoje seria o setor eletrico.

claro que o esquema tecnico pode mudar, depende de cada um e dos jogadores (papeis) que ele tem na mao

abs

jorge.feausp em 22/11/2012 12:59:38
Bastter,
Na verdade, não seria para servir de qualquer parâmetro para mim porque não invisto em ações.
Bastter em 22/11/2012 13:07:45
Nao seria correto eu divulgar minha carteira ja que eu sou formador de opiniao
eu me beneficiaria desta divulgação
Bastter em 22/11/2012 13:09:15
sergio, vc ainda ta na fase do deslumbre de so pensar nos ganhos
nao acho ruim
todo mundo ja passou por isso

um dia, por vc ser uma pessoa inteligente e estudiosa
vc vai ver q o q traz virotia e ganhos é o controle de risco
que os grandes profissionais se preocupam em primeiro lugar com o risco e nao com os ganhos

e vc discorda nao sei do que

voce discorda q diversificar diminui o risco
é isso?

mrcal em 22/11/2012 13:16:46
Sergio28, se você estivesse acompanhando a Enron de fora antes dela quebrar, com certeza você pensaria que ela era uma ótima empresa.
Se o Warren Buffet estivesse acompanhando a empresa de dentro, no mesmo período, acredito que ele perceberia que havia algo de errado.
Tem empresas ótimas em que, de repente, acontece uma fusão, aquisição ou fechamento de capital que podem fazer o preço desabar. E só quem está lá dentro administrando é que sabe o que está acontecendo.
Se existissem apenas umas 5 empresas boas pra investir, até concordaria com sua abordagem. Mas se você consegue selecionar 10 empresas boas, por que não diluir um pouco mais os riscos que você, de fora, não consegue perceber/controlar?
Sergio28 em 22/11/2012 13:20:16
Bastter,

nao sei se voce é uma pessoa ou um grupo.

no meu caso tenho 47 anos trabalho num orgao regulador do governo federal e posso te garantir que nao estou deslumbrado

em 2008 eu estava e perdi muito, muito mesmo.

nao discordo que diversificar diminui o risco, claro que nao, so discordo que é mais facil ter 14 empresas que 3.

acredito ser mais dificil acertar 14 empresas, pois se voce se basear somente em numeros e graficos, pode sair perdendo, pois é preciso muito mais que isso, é preciso entender o mercado da empresa, as expectativas dele, os fatores de risco intrinseco e extrinsecos, depois de tudo isso, ai sim da para voce se sentir embasado para ser socio da empresa.

nao acho facil fazer isso com 14, com uma ja é muito dificil.

e os profissionais que conheco no ramo, nao fazem com um monte delas tambem, pq os numeros nao bastam, eles nao falam por si.

agora essa é a minha opiniao, que nao é somente minha e tambem nao é seguidora de ninguem, admiro alguns investidores e o Warrem é um deles.

por outro lado, existem pessoas bem sucedidas que eu jamais botaria um centavo em suas empresas, Eike Batista por exemplo.

ao contrario do que possa paracer eu acredito que todos podem ganhar no mercado de acoes se estiverem focando a sociedade com empresas boas e nao somente o ganho de capital.

porem, a entrada na sociedade tem um preço, e esse preço para mim é importante sim.

alem do preco, tem o momento. Eu entendo que o melhor momento é na crise, na crise eu tento identificar aquilo que tem boas chances de sobreviver a ela, e assim, tenho uma "joia" menoa para entrada na sociedade.

nao disse que nao acho legal diversificar, mas nao acredito em numero ideal nem formula.

vai depender do risco que cada um quer correr, isso se da da mesma forma quando voce investe em fundos.

como disse, hoje estou querendo formar um time assim :

5 jogadores

1 - defesa
3 - meio campo
1 - ataque

o engracado é que em 2008 a eletropaulo estava na minha defesa, hoje é o ataque

saquesagaz em 22/11/2012 13:25:06
pois isso que queria saber, o que é defesa, meio e ataque...

lembrei-me agora que ao ver a carteira de bons fundos de ações eles tem entre 8 e 15...agora sei fazer essa conta.
Sergio28 em 22/11/2012 13:45:34
sim, pode ser, é bem intuitivo.

no mercado de seguros existe uma norma do CMN que diz a distribuição percentual de onde a empresa pode alocar suas provisoes técnicas

nesse contexto o CMN definil que titulo publico pode ser 100%

e dai ele vai descendo os seus máximos.

o que eu vejo e talvez esteja falando a mesma coisa mas de outra forma que os colegas é :

cada um tem que formar a sua regulação destes percentuais de acordo com sua extrategia e seus objetivos.

no caso do CMN é minimizar os riscos e proteger o recurso, nao existe nenhum foco em aumento, ganho, crescimento...
mgmc em 22/11/2012 13:49:29
Quanto mais empresas na carteira, menor o risco de um evento extraordinário derrubar sua carteira.
Quanto mais empresas na carteira, maior o risco de ter pelo menos uma empresa ruim.

Como eventos extraordinários são imprevisíveis, foque em aumentar sua habilidade de escolher boas empresas.
Carlos.Magno em 22/11/2012 13:50:21
Eu tinha que ser muito, mas muito bom analista e conhecedor de empresas para poder ter apenas 3.

Imagina o trabalho que dá gerenciar uma carteira com apenas 3 empresas, caracas... 33,33% do patrimonio em cada uma... uau, é risco demais pra mim, eu não aguentaria...
Bastter em 22/11/2012 14:16:55
Bom, eu desisto

eu sou uma pessoa so
aqui Bastter so eu que uso este nick

e desisto
pq nao aguento discutir o obvio muito tempo

Brambilla em 22/11/2012 14:27:14
eu confesso que não gosto de diversificar porque gosto de acompanhar webcasts e afins.

mas se eu tenho R$ 100 paus em 3 empresas eu durmo bem.

quando eu tiver 30 bilhões em 3 empresas talvez eu não durma bem.

como eu gosto pra caramba de dormir eu resolvi diversificar mais.
Bastter em 22/11/2012 14:41:16
se vc tiver 30B vc nao dorme bem?

ficou doido?

:-))
Bastter em 22/11/2012 14:42:52
ta havendo uma confusao aqui

1 - O que cada um prefere e o risco q cada um quer assumir = uma coisa - isso pode-se discutir

2 - O quanto o risco diminui atraves de diversificação = matematica simples = outra coisa que nao ha como discutir
Sergio28 em 22/11/2012 14:58:00
Bastter,

essa parte todos entendem, o que voces nao entendem é a pessoa se sentir tranquila em 3 empresas, é bastante viavel nao ha problema algum nisso.

agora deixa eu te fazer uma pergunta, voce entende que para ter mais empresas, voce tera que diminuir a intensidade de conhecimento sobre cada uma (contando o mesmo tempo disponivel) certo ? (e bem matematico tb)

sendo assim, voce tera mais chances de escolhas erradas (baseado que o erro estara no desconhecimento)

da parte aleatoria, o mesmo fator de risco se aplicará.

trocando em miudos , falamos a mesma coisa, o que talvez esteja dificil é aceitar pessoas que pensem de forma diferente e que nem por isso estao erradas, afinal estamos aqui para trocar ideias e nao para ensinar nao é ?
Bastter em 22/11/2012 15:13:06
eu nunca critriquei quem quer ter tres empresas
isso é escolha de cada um
isso q vc nao entende

e discordo 100% do q vc escreveu

escolher empresas com lucros consistentes q nao tendem a quebrar usando a nossa area de açoes aqui nao é complicado

sabe quanto tempo eu analiso TODAS as empresas que eu sou socio

em torno de 1 hora por ano para todas
somando todas

é bem simples
se continua tendo lucros consistentes eu continuo socio
e como vc pode ver no quadro de açoes
as cotações sao obrigadas a seguirem os lucros no LP

o meu trabalho é oermitir que pessoas normais q tenham outra atividade possam ter uma boa carteira de açoes sem parar de trabalhar pois o q vai fazer elas ricas eh trabalhar e poupar e nao escolher esta ou outra ação

interessa aos q querem convencer todos a sustentar o sistema e girar patrimonio esta fantasia q escolher açoes é complicadissimo

para saber q uma empresa eh boa da algum trabalho
para saber q eh ruim gasta 5 segundos

eu fiz isso com opções q sao muito mais complicadas
quando eu comecei a trabalhar com opções era impossivel um amador entender
hoje eu vejo o pessoal ai fazendo venda coberta enquanto podem continuar trabalhando sem stress

agora isso tudo só é possivel com diversificação

e outra coisa
este seu estudo de horas e horas de empresas nao garante absolutamente nada
a chance de vc escolher uma ruim eh exatamente a mesma de quem estuda uma hora por ano q nem eu

agora as horas q eu nao gasto com isso e me dedicao ao meu trabalho, ganhar mais e poupar mais, estas com certeza vao me trazer mais enriquecimento

alem do mais
vc ta pulando etapas e nunca vai dar certo

vc resolveu estudar empresas a fundo
mas nao tem ideia do q seja B&H
entao nao vai dar certo pq vc ainda confunde B&H com trades o tempo todo

entao antes de estudar empresas vc deveria estudar B&H
colocaram um video para vc assistir sobre isso
obviamente vc nao assitiu ou se assistiu nao entendeu
pq continua repetindo os mesmos conceitos q a midia espalha sobre B&H para certificar q a manada sustente o sistema sempre

nash em 22/11/2012 15:16:29
uma imagem para mostrar o efeito da diversificação!
cllauddio em 22/11/2012 15:16:58
achar que conhece tudo de 4 ou 5 empresas só pq se dedica a estudar ela é uma arrogância muito grande...fatores macroeconômicos, governo, diretores mal intencionados, catástrofes, guerras, balanços adulterados, podem colocar todo seu estudo por água abaixo

a diversificação te protege num mercado ttalmente independente da simples interpretação humana do que é bom ou ruim

Bastter em 22/11/2012 15:17:52
cade a imagem Nash?
nash em 22/11/2012 15:20:58
estou tentando inserir....nao estou conseguindo!
nash em 22/11/2012 15:22:04
Pronto!Clique para exibir a imagem
nash em 22/11/2012 15:39:31
A partir de 10 ativos, pelo gráfico, observa-se que o risco se aproxima do risco diversificável mínimo da carteira, abaixo do qual encontra-se apenas o risco sistêmico. 10 a 15 ativos é um bom numero de ativos para se ter em carteira, tanto pelo aspecto de acompanhamento, quanto pelo aspecto matemático de redução de risco.
Bastter em 22/11/2012 15:39:47
pois eh
foi isso q eu disse
quantas ações cada um quer ter
quanto risco cada um quer assumir
quanto cada um quer estudar empresas

isso tudo eh discutivel

quanto mais ações, menor o risco
ate um ponto em torno de 16 que nao diminui mais

isso nao eh discutivel
isso ta provado ha uns 100 anos

obrigado Nash
Sergio28 em 22/11/2012 15:41:22
uma hora por ano e voce diz que é tranquilo ?

nao ha mais o que discutir, faz o seguinte, forme um fundo e veja se alguem vai botar a grana numa analise assim

isso esta fora de qualquer estudo consistente.

o lucro pode simplesmente acabar com uma canetada do governo, o balanco pode estar maqueado, um monte de coisas podem acontecer.

eu somente disse que discordo da sua forma de pensar, alias, nao sou somente eu. nenhum profissional fundamentalista vai trabalhar assim, ele vai chamar de suicidio.

valeu

Sergio28 em 22/11/2012 15:44:35
outra coisa bastter,

neste portal voce é a mídia

voce influencia opinioes, e ja notei, que quando alguem discorda voce reage de forma agressiva até.

meio complicado ja que nao sabemos sua carteira, seus lucros e etc....

o que te faz pensar que eu acredito em tudo o que ouço, nem seu nome eu sei, eu sou sergio mendes mesmo, nao sou um pseudonimo, se me procurar na internet acha.

pega leve cara, voce nao é nenhum genio nao valeu...
Bastter em 22/11/2012 15:45:49
"o lucro pode simplesmente acabar com uma canetada do governo, o balanco pode estar maqueado, um monte de coisas podem acontecer."

sim, com as q eu estudo uma hora e com as q vc estuda mil horas pode acontecer isso
donde q seu estudo impede isso?

por isso exatamente q tem de diversificar
o seu estudo nao protege de um cisne negro
veja q seu argumento vai contra o q vc ta falando

nao sou profissional de fundamentos
nem quero ser
nao sou investidor profissional
sou amador

meu trabalho eh educação financeira e nao investimentos ou analista ou qq coisa destas

veja quantas pessoas do site estao tentando fazer com q vc entenda isso
tem outros temas abertos la no forum

isso eh tao obvio e simples

eu se fosse vc parava de ler revistas semanais e jornais pq vc so repete estes mitos da midia q levam a manada a sustentar o sistema

willscs em 22/11/2012 15:46:52
Qual sua tática para lucro maquiado e canetada do governo?
Tem uma camera na sala da dilma e um insider em cada empresa?
Sergio28 em 22/11/2012 15:50:09
eu estudo a perspectiva do mercado e tomo uma decisao

o que voces nao aceitam é que alguem possa nao pensar assim, isso é que é chato.

"quem nao pensa assim é influenciado pela midia"

eu nem sequer sou um cara ligado na midia, mas na boa, falar que gasta uma hora por ano numa empresa ser suficiente, para mim é pior que quem acredita em Analise Tecnica.

mas pelo menos tem uma coisa, eu nao sou o dono da verdade e respeito a sua opiniao, a minha, pelo contrario nao esta sendo respeitada.

Bastter em 22/11/2012 15:50:31
se quiser ler o q os outros estao falando ja q eu meio q cansei

Bastter.com - Sergio28

Bastter.com - Diversificar x Concentrar

pq parece q sou so eu q penso assim
mas ja tem dezenas tentando te explicar isso
Bastter em 22/11/2012 15:51:17
eu nao gasto uma hora em um empresa
eu gasto uma hora em todas
se continua tendo lucros consistentes
analise feita
simples
Bastter em 22/11/2012 15:52:34
pois eh wills
eu nao entendi no q estudar empresas defende contra canetada do governo
oq defende contra isso eh diversificar

sergio vc deu um argumento totalmente contrario o q vc ta falando

eu respeito sua opiniao
apenas dou a minha

acho q vc ta pulando etapas e isso vai sair caro

vc nao tem ideia do q seja B&H
deveria estudar B&H antes de fazer B&H
aprender o q eh B&H

depois pensar na carteira
Bastter em 22/11/2012 15:53:02
agora se vc repete tudo igualzinho sai na midia todo dia
o q vc quer q eu pense?
wilson_20 em 22/11/2012 15:53:11
E desde quando estudar uma ou 200 horas de protege de uma canetada do governo, balanços adulterados, etc? Essa parte não entendi... Você dizer que tem que estudar o mercado de atuação da empresa e como ela está inserida, ou que pratica uma análise mais complexa em cima do balanço e que normalmente demanda bem mais tempo que uma hora para cada empresa tudo bem, mas o argumento que você utilizou acima não encontrei nenhuma lógica nele. Talvez tenha entendido errado...
Sergio28 em 22/11/2012 15:54:36
e ha dezenas , centenas que pensam diferente Bastter.

nunca vi um profissional de qualquer instituição falar sobre estudar uma hora por ano em alguma empresa.

veja, eu poderia enviar esta questao para varios analistas renomados e postar a resposta aqui.

minha intenção nao é dizer que voce esta errado, pq acredito que voce possa estar idndo bem deste jeito, o que nao implica em ser o melhor processo,

o que me incomoda é que alguns aqui agem como se eu fosse idiota por nao pensar assim, eu poedira dizer o mesmo, mas nao faço.

do jeito que voce coloca da para fazer isso por programa, nao gastaria mais nada, nao se importaria com mais nada.

eu nao acredito nisso, nao pelos argumentos apresentados, mas tudo bem. se a maioria aqui pensa assim otimo.

nao ha porque continuar a discussão

pinhal em 22/11/2012 15:54:40
Não sei se posso contribuir com o assunto mais do que já foi discutido.
Pra mim tudo parte de um único princípio: o de saber o que está fazendo. Você tem que conhecer cada passo que vai dar e saber o que fazer se você tiver errado, por que somos humanos e erramos.
Aprendi que isso vale pra tudo nessa vida. No caso da bolsa, nem ligo pra quantas ações eu tenho ou quantas eu devo ter, tenho um forma de acompanhar meus investimentos e um tempo fixo pra fazer isso, então tenho um número de empresas compatível com o tempo que tenho e a forma com que acompanho.
Gostaria de ter mais empresas na minha carteira mas não vou ter tempo pra acompanhar do jeito que gosto, portanto elas ficam de lado. Se um dia me sobrar mais tempo eu estudo se elas ainda merecem fazer parte de minha cateira.
Sei que o Bastter vai dizer olha os lucros consistentes o resto não importa, até concordo com ele mas não vou dormir tranquilo se não ler os relatórios trimestrais se não acompanhar o que acontece com essa empresa durante o ano e principalmente se não entender como essa empresa gera seus lucros. Isso limita o número de empresas que mantenho, mas sei dos riscos e aceito/assumo esses riscos e mesmo assim durmo tranquilo (parte muito importante pra saber quanto risco vc é capaz de suportar) e estou vendo meu patrimônio crescer.
Bastter em 22/11/2012 15:55:15
o argumento do Sergio acho q foi para defender o meu ponto de vista
q tem de diversificar

agradeço

nunca discuti com uma pessoa q colocasse argumentos ao meu favor

esta é nova

hehehehe
Sergio28 em 22/11/2012 15:56:45
bastter,

sinceramente nao estou entendendo

eu nunca disse que diversificar nao diminuiria o risco.

isso é simples de entender.

o que eu disse é que diversificar do jeito que voce faz nao maximiza seus resultados.

so isso,
Bastter em 22/11/2012 15:59:53
pinhal vc ta 100% correto
ninguem tem de pensar nem fazer q nem eu
cada um no seu caminho

Sergio vc pode responder q o pessoal nao entendeu como o seu estudo anteve uma canetada do Governo

pq este argumento pelo q eu entendi foi totalmente contra o q vc tava falando pq eh justamente por isso, cisne negro, q tem de diversificar

quanto a mandar meus argumentos para profissionais e eles dizerem q eu sou um idiota
nao perca seu tempo
eles ja dizem isso sempre

eu sou mesmo um idiota
pq diferente deles q ficam passando estas mensagens q nem a sua para as pessoas e ficam ricos ganhando comissoes eu fico aqui tentandoe ducar as pessoas financeiramente

entao nao perca seu tempo com isso, todos ja sabem q eu sou um idiota
alias faço questao de lembrar disso todo dia
tenho um cartaz aqui na minha frente assim

me orgulho de ser um idiota

Clique para exibir a imagem
thi em 22/11/2012 16:01:05
mas sergio, nao foi dito que diversificar do jeito que o bastter faz maximiza os resultados...

foi dito q minimiza os riscos...

acho q ta havendo apenas um problema de comunicaçao.
Bastter em 22/11/2012 16:01:44
analista renomado eh q nem a maioria das coisas

mais de 90% mediocre

ja trabalhei la dentro e nao eh diferente daqui

a maioria dos analistas, profissionais, etc sao mediocres

e nao se engande q ganham com suas operaçoes

99% vive de comissoes, taxas, etc

o q nao eh errado
errado eh enganar os outros
e errado eh quem acredita neles

nao perca seu tempo mandando as coisas q eu escrevo para eles
ja me odeiam o suficiente por motivos obvios
willscs em 22/11/2012 16:03:41
Analista renomado é o Bastter.
Que tem seu nome todo ano no expomoney sem nem mesmo confirmar
Bastter em 22/11/2012 16:03:42
o q maximiza meus resultados eh estudar, trabalhar e poupar
em nenhum momento eu disse q maximizava os resultados
mas q diminuia os riscos

eu hein
Sergio28 em 22/11/2012 16:05:23
Wilson

to me referindo a conjuntura politica e os riscos que podem afetar este ou aquele setor.

observe, voce quando analisa os numeros passados nao tem na mao as perspectivas futuras pois sao incertas.

porem, existem conjunturas que poderao te ajudar ou nao a uma decisao.

fica dificil, pelo menos para mim, estar em muitas empresas pois ter um monte dentro do mesmo mercado me expoe ao risco do mercado delas (setor eletrico agora)

Eu por exemplo imagino que teremos um crash no setor imobiliario que vai demandar outras quedas em setores ligados primariamente e tambem secundarios.

Por isso nao boto um centavo em acao de qualquer coisa ligada ao setor (mesmo com os melhores numeros do mundo)

nao aplico dinheiro em empresas do Eike (pq o considero um cara perigoso, vejo nele um potencial imenso de vendedor de sonhos)

a petrobras por exemplo, tem toda uma conjuntura complexa, o pré-sal qual sera o custo real da extração, qual será o preço do barril na época ?

no gosto de investir em empresas que nao tenham patrimonio nem em empresas que tem a o p/vpa muito alto.

em ultima instancia, as empresas que tem patrimonio valioso, tem menos risco ate no caso de quebra pois tem um patrimonio que vale alguma coisa mesmo.

sao muitas coisas que me levam a tomar uma decisao.

ainda nao sei realmente qual vai ser minha carteira, mas devera ser de 5 empresas.

abs

Bastter em 22/11/2012 16:05:28
eu nao wills
eu sou idiota renomado

:-))
Sergio28 em 22/11/2012 16:07:02
entao bastter,

eu concordo com voce

diversificar muito diminui o risco, fazer isso com analise numerica toma pouco tempo realmente.

mas nao entendo que isso seja a melhor forma de obter retorno, que no final, chame-se la do que quiser, é o que todos buscam, retorno ao investimento.
gerthal em 22/11/2012 16:07:05
Sergio,

todos nos aqui, sem excecoes (inclusive o Bastter) somos amadores

profissionais vivem de mercado, lucram com isso, seja la como for

nos somos pequenos investidores, e lucramos com o nosso TRABALHO, nao com nossos investimentos
bons fundamentos e lucros consistentes sao suficientes para um amador, o resto nao esta ao nosso alcance

trabalhe mais e poupe mais

ninguem ta aqui pra maximizar resultado, e sim pra gerenciar risco e acumular patrimonio
Bastter em 22/11/2012 16:08:09
nada do q vc falou tem problema algum
isso eh analise de empresas

a unica coisa q eu disse
eh q para ter 5 empresas temd e aceitar assumir um risco maior

vc aceita?

ok

e tem q ser expert em analise de empresas

vc é?

ok

nao sei pq vc ta discutindo isso tanto

eu nao sou expert em analise de empresas para ter so 5
entao eu sigo o grafico de risco acima e tenho em torno de 14

meu problema nao eh maximizar ganhos
isso eu faço com trabalho e poupança mensal
o q me da mais dinheiro eh poupar todo mes

meu problema eh diminuir riscos

vc quer tentar ganhar mais

1 - vai trabalhar mais nisso

2 - vai ter de assumir riscos maiores

3 - nao ha garantia nenhuma, vc pode fazer tudo isso e ter resultado pior q alguem q estuda menos e tem 14 açoes

só isso

nao sei bem o q vc quer contestar aqui
Bastter em 22/11/2012 16:09:25
eu nao busco retorno de investimentos
isso eh para profissionais
e a maioria destes ganha eh comissao

eu busco remunerar o capital do meu trabalho com baixo risco é só

vc quer retorno maior
ok
eh direito seu

vai ter risco maior
e nao ha garantia q vai ter retorno maior

a maioria q tenta nao tem
tem prejuizo

espero q vc consiga
thi em 22/11/2012 16:11:44
sergio, na boa, é matematico...

vc tem 5 papeis diferentes e de uma hora pra outra acontece um cisne negro( sabe o que é?) com uma das suas empresas...

o que acontece com teu portfolio? pelo menos 20% corre serio risco de virar pó.
Sergio28 em 22/11/2012 16:20:25
pó ?

como voce pode virar pó tendo comprado a petr a 18,xx ?

e pior que isso, virar pó e ficar pó por anos

eleicoes em 2014, tudo muda, muda perto e muda muito depois, principalmente se for eleito o PSDB

se eu tiver 5 papeis, JAMAIS teria papeis sujeitos a pó, pois geralmente o que eu invisto, para virar pó, o Brasil virou pó antes.

eu nao boto dinheiro em bancos privados tb.

mas concordo com voces, a minah forma deinvestir nao me permite fazer isso, voces podem.

a minha restrição tende a ser muito maior

se eu corro o risco, corro claro, corro pq nao se trata de algo que eu possa precisar a qq momento.

eu preciso de um retorno do investimento sim, no longo prazo mas preciso.

Bastter em 22/11/2012 16:24:23
cara se vc ta achando q o q vc compra nao pode virar pó
eu desisti mesmo

e pior ainda a palavra preciso, nao ha nada pior do q preciso

e pior ainda conta com quem vai ganhar a eleição em 2014

e pior mistura preço de compra com B&H

pessoal vamos encerrar o assunto
estamos perdendo nosso tempo

por favor
vamos encerrar por aqui

eh discutir com uma parede putz

ja passei por isso aqui umas mil vezes neste site
desejo sucesso

so a realidade vai te ensinar
se ensinar

desisto mesmo
e peço ao pessoal q desista

pq com este ultimo post
vimos q nada do q a gente escreveu serviu para nada e nao vamos sair do lugar

thi em 22/11/2012 16:28:52
sergio, de uma olhada no livro O Cisne Negro Negro , do Nassim Nicholas Taleb...

vc vai entender o que estamos falando aqui...

assunto encerrado.
Bastter em 22/11/2012 16:29:59
nao adianta Thi
tenho esperiencia nisso
nao adianta
Sergio28 em 22/11/2012 16:31:16
ta bom

fica a sua verdade

eu nao disse nada disso

mas na boa, nao da para discutir quando nao sabem resopeitar a diferenca e se colocam como alguem que sabe das coisas e quem nao concorda é um idiota.

leia tudo o que escrevi e vera (ou ja sabe) que eu nao disse isso da forma pejorativa que voce colocou.

concordo nao ter mais sentido a discussao.

nao da para discutir com acredita mesmo que tem a verdade ao seu lado.
willscs em 22/11/2012 16:35:33
acho que o new e o marty seriam boas pessoas para continuar a discussão
ainda mais sobre petro
Bastter em 22/11/2012 16:40:16
a partir do momento q vc diz q o q vc compra nao pode virar pó
nao ha pq continuar a discussao
vc fica neste papo de respeitar
mas vc nao le nada do q a gente escreve
nao da a minima
entao para q continuar
desejo sucesso
pq alguem q acha q ta imune ao risco precisa mesmo
thi em 22/11/2012 16:41:15
sergio...last time

ninguem esta te desrespeitando...

pelo contrario, estamos tentando te ajudar...

so estamos querendo te mostrar que portfolio com poucos papeis oferece menos proteçao ao risco...e quem diz isso sao estudos feito por gente seria.

vc nao é obrigado a acreditar nisso.

Bastter em 22/11/2012 16:42:09
e quem acredita q ta com a verdade absoluta do lado é vc
so ler seu ultimo post hehehehe

é mais do q isso
acho q vc se considera Deus

vamos aguardar
pq isso o mercado q demonstra
nao adianta a gente falar
Bastter em 22/11/2012 16:44:50
Sergio como vc detesta q discordem de vc e acha desrespeitoso discordar de vc
recomendo q monte um BLOG daqueles q so voce pode escrever

assim ninguem vai discordar de vc e vc vai ficar feliz
Carlos.Magno em 22/11/2012 17:11:18
tem um pedacinho de uma frase do bastter que pra mim foi a mais importante disso tudo:

"(...) alguem q acha q ta imune ao risco(...) "

Caro Sérgio, com todo respeito
qdo vc diz que vc não tem ação de empresa
que pode ir ao pó
vc deixa claro pra todos que
vc pensa estar imune ao risco.

Sendo imune ao risco
pode comprar tudo de uma única empresa.

Citou Petro...
então aproveita que ainda está 18,xx
e compra 100% dela.

Tô falando sério.
dudu4156 em 22/11/2012 18:11:01
Nuuuuuuu
Essa imagem do Nash é quente!
Vou copiar
nash em 22/11/2012 20:41:13
hehehehe, gosto muito daquele gráfico e do gráfico das fronteiras eficientes....olho quase todos os dias....Apesar de análise de empresas ser uma arte e não matemática, como sempre diz o mestre Bastter, a matemática nos ajuda em alguns pontos chaves.
Brambilla em 22/11/2012 20:47:37
caracoles!!! rendeu o post!
marcelo.mazon em 22/11/2012 20:48:50
"Eu por exemplo imagino que teremos um crash no setor imobiliario que vai demandar outras quedas em setores ligados primariamente e tambem secundarios."

puts..eu parei por aqui

depois dessa frase não precisa de mais nada.

Vcs conseguiram ir um pouco além

Mas o remédio para quem se acha Mãe Dina é o próprio tempo.

O tempo e o mercado irão mostrar algumas coisas importantes para o Sergio
Guitts em 22/11/2012 22:53:55
Nash.. qual é esse das fronteiras eficientes? manda ai!
EDIT: nada não, já achei.. já conhecia a parada só não tava ligado no nome...
wilson_20 em 23/11/2012 9:35:44
Entendi seu ponto de vista Sergio28, obrigado por me explicá-lo. Abraço...
Burro em 23/11/2012 9:55:56
"Então eu diversifico e tenho muitas ações porque eu nao sou o Warren Buffet"

Eu também não sou o Warren Buffett. O admiro, é verdade, mas; isso não significa que eu deva seguir a mesma estratégia que o cara segue; independente de quão rentável seja ela. Afinal, ele é majoritário; eu não!

Meu objetivo é acumular capital no longo prazo, viver de renda e correr os menores riscos possíveis, diversificando sempre.
emergente em 23/11/2012 18:18:12
Ops.

eu tambem vejo um problema grave no setor imobiliario gente,

o credito esta acabando e tem realmente muita empresa, e o pior, pessoas alavancadas.

se o credito reduzir, é ladeira abaixo.

olha, eu entrei ha pouco nesse site, o que eu acho que ta acontecendo é que a pessoa que entra aqui, assim como eu, pensa em trocar informacoes, este topico todo me pareceu um desperdicio, o Bastter e os seus seguidores (de opiniao claro) entendem uma coisa, o sergio28 outra.

alguns aqui como o wilson_20 (que se tiver 20 anos parabens pela maturidade rs) manteve a discussao em um nivel bom.

eu acho que o sergio28 esta correndo muito risco, mas decerto que houve ruido nessa comunicação, nao esta claro se a discussão aqui é somente para quem quer operar em B&H

tambem faco uma critica construtiva aos amigos que mandar ver um video talvez nao seja a melhor forma, porque nao explicar basicamente o que é o metodo e ai entao indicar uma literatura ?

acho que podemos ser mais gentis, ontem eu me aborreci com um usuario daqui pois eu perguntei uma coisa, ele em vez de me responder que nao sabia, me respondeu que aquilo nao me serviria para nada.

nao me parece razoavel isso, se alguem me pergunta algo, significa que quer saber minha opiniao tecnica daquilo, e nao, se eu acho que aquilo serve para alguma coisa.

me parece que fica um pouco arrogante e por favor nao entendam mal, foi como eu me senti naquela discussão.

Bastter em 23/11/2012 18:27:16
acho q é importante na vida saber chegar e saber andar na sombra

emergente em 23/11/2012 18:28:29
Agora trocando de assunto,

conforme disse no outro post pretendo formar uma carteira com 12 acoes ou 10 para um capital de mais ou menos 100k (dinheiro reservado por mim somente para renda variavel)

minha duvida amigos, é a seguinte:

Se vou montar a carteira agora e estou olhando numeros passados, como voces fazem para saber se a empresa ainda é boa dentro dos criterios escolhidos ?

pergunto isso pois olhando os numeros da eletropaulo no site agora, eles sao bons nao sao ?

como saber isso de outras empresas em menor evidencia sem ler nada profundamente sobre elas e se basear somente em numeros ?

Obrigado a todos
Bastter em 23/11/2012 18:37:48
eu acho que nao existe isso de entrar na bolsa de uma vez com um dinheiro grande
vc tem de aprender a analisar empresas
e entrar aos poucos

eu olho os lucros
nao ha como saber o futuro
enquanto os lucros forem consistentes eu continuo socio

nao inventaram ainda metodo de prever o futuro

se um mes depois seu capoital na bolsa tiver caido 60% vc vai ficar tranquilo?
emergente em 23/11/2012 18:43:37
Bastter,

tranquilo eu nao fico, mas isso pode contecer com qualquer um, inclusive voce.

como voce mesmo disse, eu to diversificando, para cair 60% (voce ta se referindo ao preco ?)

pode acontecer com qualquer um aqui nao é ?

li tambem que nao precisa muito tempo de analise e li que o preco nao é importante.

sendo assim, to perguntando uma coisa bem pontual, como voce faz para analisar uma empresa para entrar ou continuar nela se voce nao le nada sobre balancos nem observa a conjuntura politica, voce analisa os numeros passados somente ?

é isso ?
cllauddio em 23/11/2012 18:45:19
emergente evita colocar valores aqui...estuda um vídeo no youtube da bastter.com de análise de balanços(nunca foi tão fácil analisar balanços)a sua pergunta está respondida lá ....bem legal
cllauddio em 23/11/2012 18:51:56
o título é "uma forma fácil de analisar balanços para comprar ações"
vinimorgado em 23/11/2012 19:08:12
emergente,

Depois que você estudar e escolher as empresas para formar a sua carteira faça um "plano de entrada".

Divida seu capital em X vezes e entre bem devagar, mês a mês. Sem pressa para não se machucar.

Entrar de uma só vez com $ grande é muito arriscado, mesmo em empresas boas.
emergente em 23/11/2012 19:18:51
desculpem, evitarei valores.

vou ver o video, no ipad com 3g eh dificil rsrs

depois eu posto as duvidas aqui.

Bastter em 23/11/2012 19:53:21
emergente
claro q pode acontecer comigo
mas eu estarei tranquilo
pq ja aconteu umas 5 vezes na minha vida
e eu nao vou vender tudo no fundo em panico

pq eh facil falar mas na hora do panico
a maioria vende suas açoes no fundo

este eh o risco de entrar de uma vez e nao aos poucos
Tubinha em 23/11/2012 22:36:51
Acho que numa carteira concentrada nunca entraria uma ELET6 da vida...

Pra mim diversificação é assim: se houver 10 empresas muitos boas, de acordo com meus critérios, compro as 10, mas se só houver 1 empresa boa na atualidade, compro somente ela...
Bastter em 23/11/2012 22:58:24
sim, e se acontece um problema com ela
vc perde todo seu dinheiro
bela decisao

Thiago.Alves em 23/11/2012 23:23:53
Se for para investir em apenas uma, abre uma empresa logo.

Pelo menos só você vai ser responsável se algo der errado...
mgmc em 23/11/2012 23:28:48
Acho que o Tubinha falou uma coisa interessante. Se só existe uma empresa boa, melhor só investir nessa.

Isso não significa investir 100% nessa empresa. Pode-se colocar um pouco nessa empresa e o resto do dinheiro em renda fixa, FII, imóveis entre outros.
emergente em 23/11/2012 23:44:28
bastter

eu assisti ao video,

achei muito interessante, tenho duas perguntas :

1 - vc diz que o preço nao é importante, mas o seu patrimonio nao é o preco da acao X qtd de acoes de todas as emrpesas de sua carteira ?

em outras palavras, no LP voce diz que o preco acompanhara o crescimento do patrimonio, eu concordo, mas, num determinado momento, o seu patrimonio é estimado pelo preco da acao, pois é com ele que voce transforma o seu patrimonio em erário e quanto a isso nao ha o que discutir.

assim como se tem um imovel, o valor dele é o valor de mercado hoje.

nesse sentido, é mais interessante boas pagadoras de dividendos, pois voce ja vai retirando aos poucos uma remuneração liquida de IR inclusive, voce concorda ?

2 - No caso da eletropaulo, segundo o que voce falou, sem lucro, fora. entao supondo sair dela, em qual momento voce teria saido, ou ficaria em quarentena ?

parabens pelo video, nao sei qem qual contexto foi feito, poderia ser mais curto rs, mas foi bom
Bastter em 23/11/2012 23:51:48
o preço nao tem a menor importancia
o q importa eh valor
eu quero saber se o imovel tem valor
nao fico olhando o preço
eu quero saber se patrimonio produz renda para eu viver em paz

quanto aos dividendos vc ta errado
se vc nao reaplicar os dividendos nunca vai ter nada
so pode usar quando a carteira for grande
eles saem do preço da ação

mais dois videos para responder suas duvidas

Desmistificando os Dividendos - YouTube

Quando sair dos Investimentos - O Conceito Absurdo do Empate - YouTube

emergente em 23/11/2012 23:55:28
bastter,

eu entendi sim a questao dos dividendos, mas o valor que voce fala nao existe enquanto nao liquidado cara

um imovel pode ter um valor, mas o preco dele é que diz o que voce tem, pq se voce precisar do dinheiro qual o valor que vai valer , o patrimonio ou o preco ?
stock1000 em 24/11/2012 0:21:38
Este tópico deve ser guardado pra estudo.

Excelente laboratório!

Se alguém traduzisse e enviasse pro Taleb e pro Kahneman, eles iriam adorar!

Eu fico imaginando alguém que se concentrou em Sadia, Aracruz, Cruzeiro do Sul, Agrenco, só pra citar os casos mais recentes.

Sadia e Aracruz só não virou pó porque os custos sociais envolvidos eram muito grandes.

Foi mais interessante achar uma solução público/privada do que perder empregos, arrecadação, exportação, etc.

Mesmo assim os minoritários sofreram grandes perdas.

Só que ninguém mais lembra! Afinal ARCZ e SDIA já sumiram do ibovespa.
emergente em 24/11/2012 0:37:05
Poem pó nisso
planejador em 24/11/2012 5:10:06
Emergente, a ideia é não liquidar.

É acumular patrimônio e só quando ele estiver bem robusto, grande, ai vc vai tirando uns pedacinhos dele para usar no seu bem estar.

Tanto faz como vc vai tirar, se na forma de vendas, na forma de dividendos ou juros.

O principal é que o que vc tirar não vá acabar com esse patrimônio rapidamente, então quanto ele estiver grande vai usando ele aos pouquinhos e preservando para que ele dure o maior tempo possível.
Bastter em 24/11/2012 10:43:28
esta ideia de vender o sistema coloca na sua cabeça pq eh vendendo q vc sustenta o sistema com taxas, impostos, etc

nao tem pq vender
voce acumula patrimonio para q ele produza renda para vc

e faz uma reserva de emergencia em poupança para quando vc for precisar de dinheiro

agora patrimonio vc acumula, nao gisra, nao vende, a nao ser q perca valor

quer enriquecer
vai ter de achar um caminho diferente da manada e parar de repetir tudo q a manada fala, pq a manada nao enriquece
Tubinha em 24/11/2012 10:50:06
"Eu fico imaginando alguém que se concentrou em Sadia, Aracruz, Cruzeiro do Sul, Agrenco, só pra citar os casos mais recentes."

stock1000,

Assim como coloquei acima, continuo achando que numa carteira concentrada, nunca teria espaço para as que vc citou (Vou completar sua lista: BPNM4, HRTP3, OGXP3, MILK11, RCSL3, JBDU3, TOYB3, ESTR4 e por aí vai..) simplesmente porque não eram empresas boas, ou pecavam na governança, ou com lucros inconsistentes, ou prejuízos acumulados, enfim sem cultura de lucro, nesses casos realmente o seu $$$ tende pó em uma carteira CONCENTRADA...

Outra coisa no índice Ibovespa tá cheio de empresas ruins e que não servem nem pra "diversificar por diversificar" como mtos fazem por aí E é aí que está o Grande Risco de um tiro na eficiência e no custo de oportunidade..

Enfim, faltou imaginar como estaria hoje, quem concentrou numa Ambev nos últimos 20 anos tb... kkk Pegar o histórico de uns micaços e pensar como seria a performance de uma estratégia centralizadora é uma erro, mas se te conforta e reafirma sua posição de que diversificar é a melhor opção dentro de seus conhecimentos de hoje, vai fundo, mas sugiro que não nunca passe de 20 ativos em carteira pra manter um nível de "eficiência" saudável no LP..

Abraços!!!

Bastter em 24/11/2012 11:02:18
tubinha, pura ilusao sua
vem um Cisne Negro e quebra uma empresa boa
ou uma empresa boa que nem a Eron nao era boa

ter uma ação so = risco enorme

quem tem uma ação so, sabe do risco q ta assumindo em busca de um retorno maior

agora quem tem uma ação so e acha q sua capacidade de analise impede aquela empresa de quebrar, ta perdido, e vai aprender da pior forma possivel
Bastter em 24/11/2012 11:03:16
ta ai o quadro para quem quiser aprenderClique para exibir a imagem
Carlos.Magno em 24/11/2012 11:43:14
Eu nunca citaria Sadia, Aracruz, Cruzeiro do Sul, Agrenco num post que fala sobre B&H

simplesmente pelo fato que essas empresas nunca tiveram resultados realmente bons para uma pessoa decidir coloca-las numa carteira de B&H

Se alguém se concentrou nestas empresas como vc disse
a pessoa o fez sem saber nada do que é lucro, margem, ROE, dívida/Pat.liquido, governança, etc
Carlos.Magno em 24/11/2012 11:49:47
Isso aí Bastter, era esse gráfico que eu tava procurando.

Acho que uma imagem vale mais que 100 posts
Depois do cara ver isso, se ainda pensar que estar em uma ÚNICA empresa corre o mesmo risco que quem tem um nível de diversificação decente, realmente não tá com a cabeça aberta para aprender.
vinimorgado em 24/11/2012 13:04:36
Na época do escândalo da Sadia eu tinha uma parcela considerável do meu capital nessa empresa e amarguei um belo prejuízo. Era uma época confusa em que eu misturava B&H com trade, opções e tudo o mais.

Foi um ótimo aprendizado, vendo agora pelo retrovisor. Na época o calor foi grande rsrs

Eu hoje tenho 6 ações em minha carteira e ENTENDO perfeitamente que é uma carteira MAIS arriscada do que uma com 10 ações por exemplo.

Saber se comunicar (ou como chegar como diz o mestre Bastter) é uma arte na vida. Muito do ruído extra desse post memorável é decorrente disso.

A conclusão que fica desse post (para mim) é bastante simples:

1 - Quanto mais concentrada for a carteira MAIOR o risco de que um evento extremo a transforme em pó;

2 - Quanto mais diversificada for a carteira MENOR a probabilidade de um cisne negro individual dilapidar o seu patrimônio , pois ela fica exposta basicamente ao risco sistêmico;

Dito isso, não vejo problema da pessoa optar pela estratégia 1, DESDE QUE ela esteja consciente dos riscos dessa escolha (para um retorno maior normalmente é preciso aceitar um risco maior também).

Eu acho que estou no 1.5, mas caminhando gradativamente para o 2 rsrs.

Abraços a todos!
Bugarin em 24/11/2012 14:29:50
Este post do Bastter é muito importante e é exatamente o que eu faço:

"Se eu tenho 30% em RF, 30% em ações e 20% em outros investimentos
e dentro as ações eu tenho 10 ações, 10% em cada uma

apenas 3% do meu patrimonio esta em ELET e meu patrimonio caiu 1,8% (sem contar q outras coisas podem subir e compensar)"

Muda um pouco os percentuais: são 25% em RV e 8 empresas (12,5% em cada uma é a meta de balanceamento). Minha carteira não é segredo: PETR4, VALE5, BBDC4, ITUB4, CSNA3, GGBR4, TBLE3 e TRPL4. Em agosto, com a queda das elétricas, meu patrimônio caiu 0,4%. Diversificação é isto, minimiza bastante o risco de perda de patrimônio.

Isto me deu tranquilidade para avaliar o que fazer com calma.

De imediato pude colocar TBLE3 e TRPL4 em quarentena.

Dois meses depois, depois de entender o que o governo propunha e qual seri o impacto nas minhas empresas, pude retirar TBLE3 da quarentena (o que pouco significou, pois o balancemanto não manda aportar nela) e mantive TRPL4 na quarentena.

No caso da TRPL4 espero ver o impacto nos balanços Q4 e final de ano e também acompanho como a administração da empresa e o acionista controlar estão reagindo (até agora bem, em minha opnião).

Se eu decidir sair da empresa, o impacto no patrimônio total é pequeno.

Agora, se eu estive com 20% do patrimônio total em TRPL4 e 20% em TBLE3 duvido que eu tivesse sangue frio para lidar com isto. Provavelmente teria vendido as duas no pânico.
emergente em 24/11/2012 15:35:30
Planejador,

Dependendo da idade e das suas condições (renda mensal) talvez nao seja razoavel acumular e acumular pois a vida acaba logo ali na frente.

Quando se fala em ficar rico é muito relativo, o que é ser rico ? quem tem um milhao é rico ? para mim nao, para uma imensa massa de pessoas que nem o salario minimo ganham, de certo que é.

voces avaliam o quanto seu patrimonio esta crescendo ao longo dos anos ? tem esse numero ?

Se voce pegar o exemplo que o Bastter deu da Vale ao longo de 10 anos.

Parece que o patrimonio foi multiplicado por 10

Bugarin em 24/11/2012 15:36:44
Vini,
você pode diversificar sua carteira sem aumentar o número de ações. Basta incluir:
LTN, NTN-B, LFT,
1 ou 2 FIIs (ou CRIs, LHs, ...),
Debêntures da BNDESPar,
poupança para o din-din de curto prazo (ou um fundo DI/RF com taxa <= 1%),
CDBs (até 70 mil tem garanita do FGC e você consegue CDBs com 100%/110% do CDI em aplicações a partir de 10 mil)
etc.

[]s,
Buga.
planejador em 24/11/2012 17:39:07
emergente,

Se a idade já for avançada e a pessoa não tem nenhuma reserva, mais importante se torna acumular o máximo que puder, ou vai contar exclusivamente com a aposentadoria oficial em que todos tendem a ganhar o salário mínimo com o passar do tempo.

Se vc tiver paciência para estudar, ver os diversos vídeos e posts dos grupos vai encontrar muito material. Tem os livros que já foram indicados diversas vezes para diversas pessoas, pesquisa um pouco aqui no site.

Os dois principais fatores que fazem o patrimônio crescer são:

1) Tamanho dos aportes periódicos + reaplicação dos proventos. Quanto mais dinheiro você poupar maior vai ser o seu patrimônio. Alguém que poupe mais, mesmo que tenha uma rentabilidade menor pode acabar com um patrimônio maior do que alguém que poupe menos e obtenha uma rentabilidade maior.
2) O tempo. Quanto maior o tempo que o capital ficar em bons investimentos, recebendo o efeito dos juros compostos, maior vai ser o patrimônio.

Agora já vi casos de pessoas que são funcionários públicos e tem uma aposentadoria garantida de valor elevado, não sei se é esse o caso.

Conheci uma dessas pessoas e ela em vez de colocar dinheiro na bolsa, fez viagens, usou o dinheiro para viver com maior conforto e adquiriu imóveis para lazer em vez de torrar a grana na bolsa, coisa da qual ela não entendia e nunca precisou entender.

Essa mesma pessoa apesar da boa aposentadoria garantida, também fez uma boa reserva na poupança e em títulos do tesouro, por via das dúvidas.
planejador em 24/11/2012 17:47:17
Tem um vídeo que trata de questões básicas das finanças: trabalho, renda, consumo, dívidas, economias e patrimônio.

Se lhe interessar:

Finanças Pessoais - Investimentos, dívidas, etc - YouTube
mwpb em 24/11/2012 18:30:54
emergente,

Qualquer um de nós pode morrer em 5 minutos ou em 100 anos. Isso é absolutamente imponderável e incontrolável.

Acumular patrimônio no longo prazo significa poder ter tranquilidade num futuro planejado e desejado, porém incerto.

Qualquer coisa pode acontecer, inclusive você não conseguir acumular patrimônio e morrer aos 90 anos pobre.

Sobre a questão de ser rico eu tenho outro ponto de vista.

Riqueza, para mim, é uma idéia relativa e não absoluta.

Eu não coloco um objetivo fixo para atingir, tal como 1 milhão, 10 milhões ou algo assim. Um valor fixo deveria ser atualizado ano a ano, pois o poder de compra muda com a passagem do tempo e geralmente são metas inalcansáveis.

Eu penso em quanto tempo de contas pagas dentro do meu padrão de vida que eu posso acumular.

Uma pessoa que tenha 5 anos (60 meses) de contas pagas eu já considero rico. Se tiver 20 anos de contas pagas está tudo muito bom.

Somo a isso a possibilidade de construir um patrimônio que possa gerar riqueza para uma aposentadoria, quando eu tiver uma capacidade menor de trabalho.

Por exemplo, alguém que ganhe um salário de R$ 1.000 e tenha conseguido acumular R$ 60.000, equivalente a 5 anos de contas pagas, tem uma grande folga, um grande tranquilidade pela frente, com possibilidade inclusive de arrumar um emprego melhor. Esse sujeito está melhor do que um outro que ganhe R$ 20.000 e tenha R$ 200.000 acumulado ou apenas 10 meses de contas pagas. Se os 2 perderem o emprego, qual terá mais tranquilidade?
Bugarin em 24/11/2012 18:41:53
mwpb,
gostei da sua forma de pensar: riqueza x anos de contas pagas. Interessante raciocínio.

[]s,
Buga.
Bastter em 24/11/2012 18:47:26
Vini perfeito!

Dito isso, não vejo problema da pessoa optar pela estratégia 1, DESDE QUE ela esteja consciente dos riscos dessa escolha (para um retorno maior normalmente é preciso aceitar um risco maior também).

Eu nunca disse q nao pode ter poucas ações
pode ter ate uma

o que nao pode é ter 3 ações e dizer q nao ta assumindo um risco maior
se souber o q ta fazendo, tudo bem
Bastter em 24/11/2012 18:48:00
emergente
nao tem saida

ou vc acumula patrimonio ou nao vai ter tranquilidade na vida

nao tem magica
joaocouto em 24/11/2012 21:34:06
Nash, sou novo aqui. Você poderia me enviar o gráfico das fronteiras eficientes?
nash em 24/11/2012 23:18:37
Fronteiras eficientes: o efeito da diversificação de uma carteira para a redução do risco.Clique para exibir a imagem
nash em 24/11/2012 23:22:47
E para quem é muito visual, como eu, e gosta muito de gráficos, tem outro que acho muito bacana, que mostra várias curvas de fronteiras eficientes para vários períodos de tempo, demonstrando que a diversificação e manutenção da carteira no longo prazo são importantes instrumentos de controle de risco.

Ah, e seja bem vindo isacouto! Sinta-se em casa aqui o pessoal é bacana e vai te auxiliar no que for preciso.
Garapu em 25/11/2012 0:28:34
O Basster, sou seu fã, tenho um livro seu, passei o final de semana vendo seus vídeos no YouTube tube, acho mt interessante a estratégia de comprar acumular e fazer vendas cobertas, e mais ainda o respeito q vc ensina e ter pelo mercado, e me diverti muito com esse fórum hoje, (me inscrevi hoje). Acredito q essas pessoas q discordam de vc , são mt importantes e deixam o fórum mt mais rico, mas tb te admiro nisso vc não tem sangue de barata e aparentemente se estressa nas discussões. Já perdi MT grana na bolsa, e as vezes a gnt esquece q msm depois de ganhos ainda ta no preju. e começa ficar descuidado. Vc me fez voltar a preocupar-me com o manejo de riscos....sobreviver...hahahaha...parabéns , grande abraço
Bastter em 25/11/2012 3:35:54
Garapu seja bem vindo
e eh isso ai
controle de risco
perder ja perdi muito
o q importa é aprender com o erro, colocar uma pedra e seguir em frente

e importante as pessoas discordarem de mim pq só assim todos nos aprendemos
isso aqui nao é uma seita

agora discordar é uma coisa
faltar com o respeito é outra

aqui qq um pode discordar de mim a vontade
nao sou o dono da verdade
tem consultores do site q discordam de mim

mas,

tem de ter respeito pela casa
e tem de saber chegar

como vc tem e como vc chegou

seja bem vindo
e discorde a vontade

Novidades para Hoje!

Ferramentas

O que você procura ?

Últimos acessos

Últimas dos Grupos

Grupos em Destaque

Ver todos  

Últimas das Ações

Ver todas

Monitor de Mercado

DJIA

Siga o Bastter

Siga o Bastter no Twitter Siga o Bastter no Facebook Siga o Bastter no Youtube

Patrocinadores

Bastter Blue

Bastter Blue Grátis!

Livros

Quer aprender mais ?

Anterior
    Combo Curso de Opções Bastter
    Introdução às Opções - Bastter
    Investindo em Opções - Nova Edição - Bastter
    Operando Opções - Bastter
    Pounce - A Estratégia Pounce de Investimentos - Ken Stern
    Pânico - A história da insanidade financeira moderna - Michael Lewis
    Eu Quero Ser Rico! - Bastter
    Sobreviva na Bolsa de Valores - Bastter
    Verdades e Lendas sobre Opções - Ricardo C. Hissa - Predador
    Aprenda a Vender e Operar Vendido - Alexander Elder
    Fique Rico Operando Opções: Estratégias Vencedoras - Lee Lowell
    Investindo em Ações no Longo Prazo - Jeremy J. Siegel
    O Jogo das Startups por Dentro da Parceria entre os Investidores de Risco e os Empreendedores - William H Draper iii
    Proximo