Bom dia André,
Fundos imobiliários para mim é um tipo de investimento completamente estranho, e eu tenho tentado aprender com as informações aqui do site, que embora tenham já me esclarecido muita coisa, ainda me resta uma porção de dúvidas.
Antes de conhecer o Bastter.com, eu já me familiarizava com análise de empresas (trabalho com isso), e não foi muito difícil entender a filosofia Bastter de investimento em ações ou montar uma carteira minimamente diversificada.
No caso dos FIIs, a história é outra: não conheço e nunca mexi com isso.
Tenho alguns pré-julgamentos sobre a análise dos FIIs que eu gostaria que fossem debatidos por você ou pelos colegas mais experientes do fórum, numa tentativa de comparar a análise de FIIs com a análise que eu conheço melhor: a de empresas.
Eu entendo que os FIIs são empresas com no mínimo 95% de payout, com dividendos distribuídos mês a mês. Embora exista a possibilidade de valorização da cota, o principal objetivo deste tipo de investimento é o de obter um "DY" elevado.
Tanto nas empresas que distribuem muitos dividendos (e incluo aí os FIIs) quanto naquelas que reinvestem a maior parte do seu lucro na sua própria operação, o mais importante é que tenham atividades lucrativas, com boa geração de caixa, e acredito que este seja um ponto comum em ambas as análises.
A diferença que eu imagino que seja maior é que na análise de empresas não importa tanto saber quanto está o preço do ativo no mercado, pois se a empresa dá lucro constante, cedo ou tarde o mercado vai valorizá-la, e os dividendos, ainda que o payout seja baixo, chegarão a bom grado no futuro.
No caso dos FIIs, se eu entendi bem, o preço importa muito mais, pois ter um yield bom é essencial para que um FII seja considerado bom. Sendo assim, diferentemente do que eu faço com ações, é importante acompanhar mês a mês a distribuição de rendimento dos fundos em comparação com o preço médio da cota negociado naquele mês.
Seria este o caminho para começar a analisar?
Obrigado pela atenção.