12 Desmistificando mitos da Vantagem Competitiva comentada em 21/01/2017 07:46 #PAS Lio em 04/12/16 7:30 comentada em 21/01/2017 07:46 1) O Jóquei é mais importante que o cavalo – Isso não funciona! Não importa o quão excelente o CEO da empresa for, se o setor for ruim os retornos serão pífios. Nada adianta colocar STEVE JOBS para comandar uma companhia aérea;Claro que existem CEO que parecem fazer milagres, conseguindo criar grande valor ao acionista em setores complicados. Mas isso é uma raridade!Grandes produtos não garantem uma vantagem competitiva sustentável – Lembra-se do vídeo cassete, CD, fita k7? Todos foram grandes produtos, porém não foram suficientes para manter nenhuma empresa sendo lucrativa por dezenas de anos. 2) Quanto maior o Market Share melhor – Isso também não é verdade. Muito pelo contrário, muitas vezes quanto menor o mercado mais fácil de possuir uma vantagem competitiva e ter uma barreira contra os inimigos. 3) Eficiência operacional como vantagem competitiva– Se a empresa precisa ser a melhor operacionalmente no setor para ser lucrativa é porque o setor é muito competitivo. O problema com essa estratégia é que chega um ponto em que não é mais possível melhorar a eficiência da empresa. E nesse ponto a empresa começa a perder a sua lucratividade.Fonte: Vantagem Competitiva: 4 Tipos que Criam Valor ao Acionista