Estou estudando um pouco sobre o assunto e queria saber se tem alguém aqui que utiliza uma pessoa jurídica para administrar imóveis próprios.
Até existem alguns tópicos no site sobre isso mas nenhum discutiu a viabilidade ou não, demonstrando prós e contras de se abrir uma empresa exclusivamente para administrar imóveis próprios.
Na maioria dos casos há uma vantagem tributária frente aos 27,5% de IR pagos pela PJ que aluga imóvel. Conforme IN nº 32 da SRF a receita oriunda da atividade de locação de imóvel é tributada a uma alíquota de 15% sobre uma base de cálculo de lucro presumido de 32% sobre a receita bruta. Há ainda incidência de CSLL, PIS e COFINS.
No final das contas a PJ sofre incidência de impostos na faixa de 11,33% sobre a receita de alugueis contra os 27,5% da PF.
É claro que a PF tem uma série de obrigações acessórias frente ao fisco e custos com contabilidade que é mais trabalhosa e burocrática.
Com o advento da Lei 12441/11 passou a ser possível a constituição de empresa de maneira individual, por uma única pessoa titular do capital. A EIRELI pode ser utilizada como uma Holding Patrimonial administradora de imóveis próprios com o intuito de se beneficiar do tratamento tributário diferente. É uma forma de evitar a “sociedade” obrigatória em uma LTDA.
Para aqueles que já possuem investimentos em imóveis para alugar a abertura de uma empresa pode até não valer a pena por conta dos custos envolvidos na transferência de propriedade. Se bem que em alguns anos esse custo pode ser pago.
Na verdade minha questão é pra quem está pretendendo comprar o primeiro imóvel para investir. Já comprar no nome da empresa.
Alguém já pensou nisso ou se interessa pelo assunto?