Gostaria da opiniões de vocês sobre critérios para escolha de uma empresa.
Utilizo principalmente os seguintes critérios:
Lucros constantes
Liquidez corrente
DY
P/VPA
P/L
Dív/PL e outros indicadores do quadro de ações.
As vezes me deparo com algumas empresas que atendem a alguns critérios e outros não.
Ex: GETI3
Conforme minha análise é uma empresa com excelentes fundamentos. Mas, o índice P/VPA está acima do limite que estabeleci.
"Além disso, o múltiplo P/VPA guarda estreita relação com o retorno sobre o patrimônio líquido (RPL). Quanto maior o RPL, maior tende a ser o P/VPA e vice versa. Se a companhia apresentar RPL abaixo do custo do capital, a ação pode passar a negociar abaixo do valor patrimonial. Veja o caso de Eletrobrás. As ações preferenciais (ELET6) são negociadas a 0,3 vez o VPA. Estão baratas? Não. A companhia apresentou prejuízo em 2012 e no primeiro trimestre de 2013. Em 2010 e 2011, teve RPL de 3,6% e 5,1%, respectivamente. Comparando esses números com a taxa básica de juros da economia brasileira - a Selic - não surpreende que a ação negocie a múltiplo P/VPA tão depreciado.
© 2000 – 2014. Todos os direitos reservados ao Valor Econômico S.A. . Verifique nossos Termos de Uso em
Termos de uso | Valor Econômico Este material não pode ser publicado, reescrito, redistribuído ou transmitido por broadcast sem autorização do Valor Econômico.
Leia mais em:
O charme enganoso do múltiplo P/VPA | Valor EconômicoEntão, de acordo com o estudo que fiz deveria considerar GETI3 na minha carteira?
Obrigado.