peça ajuda aos moderadores

Fala pessoal!
Consegui terminar um estudo simulando 11 anos de buy & hold utilizando 6 empresas.
O meu objetivo com esse estudo era constatar qual seria a influência de diversos métodos de compras no patrimônio final e na geração de renda passiva advindA dos dividendos e jscp.
Essa questão é bastante frequente nas discussões sobre B&H, quando surgem dúvidas sobre qual método deve-se usar para comprar as ações utilizando os aportes mensais juntamente com os proventos recebidos.
Simulei compras utilizando os seguintes métodos:
1- Método "MENOR DELTA PROPORÇÃO". Neste método, é comprada a ação que está mais distante da meta. Esse método é semelhante ao que se utiliza no Trading System do Bem.
2- Método da "COMPRA SEQUENCIAL". Neste método, é comprada uma ação por mês seguindo uma sequência circular, isto é, da primeira para a última, retornando para a primeira e seguindo sucessivamente.
3 - Método da "COMPRA RANDÔMICA". Neste método, as ações são compradas sem nenhuma sequência definida, de maneira aleatória.
4 - Método do "REINVESTIMENTO DOS PROVENTOS NA EMPRESA GERADORA E COMPRA MENOR DELTA PROPORÇÃO". Neste método, os proventos recebidos são reinvestidos na própria empresa que os gerou. As compras através dos aportes são realizadas atráves do primeiro método.
5 - Método do "REINVESTIMENTO DOS PROVENTOS NA EMPRESA GERADORA E COMPRA SEQUENCIAL" . Este método é semelhante ao de cima, mudando apenas a compra com os aportes, que é realizada com o método 2-.
6 - Método do "MENOR DELTA PROPORÇÃO SEM REINVESTIMENTO DE PROVENTOS". Este método é o mesmo que o 1-, porém os provoventos, dividendos e jscp, não são reinvestidos.
As simulações foram realizadas utilizando os dados de cotações históricas, proventos e eventos acionários disponíveis no site da Bovespa.
O período simulado foi de 2002 a 2013. 11 anos.
As ações utilizadas foram as seguintes:
AMBV3 ( hj ABEV3), BBAS3 , CCRO3 , CEMIG3 , ETER3, SBSP3.
Quanto a escolha das empresas, não tomei nenhuma preocupação quanto a escolha de empresas de dividendos, crescimento e outras categorias. Minha única preocupação foi escolher empresas com balanços consistentes.
Os aportes eram mensais e iniciaram-se com R$2000. Esse valor foi reajustado em 5% ao ano para refletir a inflação.
Os custos com custódia, corretagem e outros são constantes. Acabei me esquecendo de adicionar a inflação, o que não vai causar tanto prejuízo aos resultados, já que os valores individuais absolutos não são o foco do estudo.
Seguem os resultados:
GRÁFICO DO PATRIMÔNIO AO LONGO DA SIMULAÇÃO:
http://s30.postimg.org/c87pbbtkh/patrimonio.jpgGRÁFICO DOS PROVENTOS ANUAIS (SOMA DE DIVIDENDOS E JSCP) AO LONGO DA SIMULAÇÃO:
http://s30.postimg.org/86qm5o19t/dividendos_anuais.jpgGRÁFICO DO PATRIMÔNIO NO ÚLTIMO ANO:
http://s30.postimg.org/j4xaa40hd/patrimonio_final.jpgGRÁFICO DOS PROVENTOS ANUAIS NO ÚLTIMO ANO:
http://s30.postimg.org/g9k738whd/dividendo_final.jpgComo se pode notar, a diferença entre os métodos com reinvestimento de dividendos é pequena, levando sempre vantagem na simulação o método do "MENOR DELTA PROPORÇÃO", que é o método semelhante ao do "Trading System do Bem".
Meu objetivo é realizar novas simulações para verificar se esse método sempre leva vantagem. De qualquer forma, verifica-se que uma diferença na metodologia dos aportes, pelo menos nesta simulação, não traz tanto impacto no resultado.
O impacto maior é notado quando se deixa de reinvestir os dividendos, o que já é sabido, servindo apenas como exemplo.
O grande prejuízo, ao meu ver, de métodos aleatórios ou que não levem em conta proporções definidas, é a diferença na proporção dos ativos. Isto acaba aumentando o risco já que teremos algumas empresas com grande concentração do patrimônio, como é possível notar nos gráficos seguintes:
GRÁFICO DA DISTRIBUIÇÃO META:
http://s30.postimg.org/py28k4goh/propor_desejada.jpgGRÁFICO DA DISTRIBUIÇÃO AO FINAL DA SIMULAÇÃO, UTILIZANDO MÉTODO "MENOR DELTA PROPORÇÃO":
http://s30.postimg.org/ox1zuzzox/propor_delta_propor.jpgGRÁFICO DA DISTRIBUIÇÃO UTILIZANDO MÉTODO "SEQUENCIAL":
http://s30.postimg.org/wr2lge7ht/propor_metodo_sequencial.jpgBom, é isso. Espero que esta simulação tenha servido como um bom exemplo acerca dos diversos métodos de compra no B&H. Obviamente que eu só abrangi pequena parte deles, mas já é um começo.
Se for de interesse de alguém, segue o link com os dados utilizados e resultantes da simulação:
simulacoes_compras.zipCríticas, comentários e sugestões são bem vindos!!
Um abraço a todos!!