peça ajuda aos moderadores

toda hora vejo isso... quando dava aula de contabilidade ainda era pior.... aluno misturava PJ com PF até nisso

casa própria aquela que você compra e paga a vista, é aquela que você recebe de herança, é aquela que você constrói, ou na mais incomum é aquela que você ganha sei lá em um sorteio ou etc....
financiamento não é casa própria, financiamento é aluguel, se você não tem a casa você aluga e e vai morar, se você financia simplesmente esta alugando o dinheiro do banco
e o dinheiro do banco é muito caro no Brasil...
não existe atalho, não existe "mas" e nem jeitinho... é tudo enganação... ninguém consegue financiar uma casa de 200 mil e se tiver os mesmo 200 mil conseguir taxas maiores que as do banco pra compensar qualquer estrategia maluca que ensinam por ai... e mesmo o 0,1% que consegue não compensou o risco do ferro que poderia ter levado....
depois de uns anos eu parei de tentar convencer meus alunos, não adianta....
o cenário só está piorando... financiamento atrelado a selic expõe mais o sujeito ao longo das décadas, e outra pior é a alteração da norma que vai aumentar o tempo de financiamento pra mais de 35 anos... aí no lugar de pagar 3 casas o cara vai pagar 6 ou mais....