Bastter.com - Grupos - Forum Tranquilidade Financeira - Bitcoin como reserva de valor


Tranquilidade Financeira

 
Bitcoin como reserva de valor Mergel em 20/10/2014 13:17 com 62 respostas
Comprar bitcoins como reserva de valor é uma estratégia válida como comprar dólar ou ouro?

Alguém pratica?
Tópico linkado com:
Tranquilidade Financeira
Padu em 20/10/2014 13:18
o mille já comprou 3 fazendas no farmville com bitcoins!!

:)
Bastter em 20/10/2014 13:23
nao existe reserva de valor com coisa q existe ha poucos anos

daqui ha uns 50 anos eu respondo a sua pergunta
celtiberian em 20/10/2014 13:26
Mergel,

Hoje ainda não é uma boa reserva de valor pela grande volatilidade. Bitcoin hoje é mais um trade que reserva de valor. Caso ele vingue o potencial de ganhos é enorme (10x, 100x), caso ele morra você perde tudo.

Conversando com o Ulrich (que escreveu o único livro em português sobre Bitcoin até agora) ele não recomenda mais de 2-3% da sua carteira estar em bitcoins. É uma aposta muito arriscada. Ele acredita que alguma moeda digital vai prevalecer no futuro pois elas tem governança superior às moedas estatais e não ficam à mercê dos governos imprimindo mais, mas se vai ser o bitcoin ou outra é pura especulação.
celtiberian em 20/10/2014 13:29
Concordo com o Bastter.

Não digo 50 anos, mas ainda precisa de muito tempo para podermos dizer qualquer coisa. Uns 5 anos no mínimo.

Só vai ser reserva de valor o dia que for efetivamente uma moeda (usada e valorada em transações ao lado de qualquer outra). Hoje ela é mais um ativo digital especulativo, que tem toda a estrutura para ser moeda + sistema de pagamentos.
Mergel em 20/10/2014 13:30
E fazer uma reserva para uma viagem no curto prazo? Muitos lugares no EUA (e Europa tb) já aceitam, principalmente hotéis, cias aéreas, etc.

Eu entendo a tecnologia por trás da moeda digital pra saber que seria segura (no sentido das transações com ela e a carteira), mas que possui esse risco de volatilidade.
celtiberian em 20/10/2014 13:32
Para uso em viagens você deve verificar se os spreads ficam mais ou menos caros que o uso de cartão de crédito ou moeda em espécie.

Mas nesse caso é um uso totalmente diferente, não é investimento.

E tem que entender e aceitar o risco que tem. Ele pode subir ou descer $100/BTC a cotação entre a sua compra e o uso. É arriscado.
renato.falcijunior em 20/10/2014 13:44
A proposta do bitcoin é ser um dinheiro equivalente aos q existiam na época do padrão ouro. Se vai dar certo ou não é outra historia. Eu ate acho que vai. Mas vai com calma.
Mister_Magoo em 20/10/2014 19:36
Quem é a favor dos bitcoins é contra qualquer tipo de investimento que envolva meios que dependem do governo e quem investi em títulos, bolsa ou que dependa ou tenha ação do governo é contra a ideia do bitcoin.

É uma moeda virtual que esta crescendo e ganhando mercado em vários países e lojas isso mostra que não é uma moeda ficticia e como em qualquer investimento ou mercado existem os seus altos e baixos.

Essa é a minha opinião pessoal.
Bastter em 20/10/2014 19:44
a sua resposta nao tem a ver com a pergunta me desculpe
nada do q vc falou tem a ver com ser reserva de valor ou nao
Mister_Magoo em 20/10/2014 21:10
A resposta esta dentro do assunto na minha opinião pessoal.

BTC vejo também como uma reserva de valor e como eu disse existe quem é contra e a favor de ver como reversa como você mesmo disse Bastter que vai pensar nisso daqui a 50 anos.

O livro que foi falado acima de um autor que fala sobre o btc nem mesmo é o livro indicado por quem esta no meio do btc.

Vejo como uma reserva (minha opinião), porém são dois mundos diferentes e opiniões diferentes de quem usa e defende o btc e quem usa os meios que o governo esta envolvido.

stever em 20/10/2014 21:42
Claro que não é reserva de valor, o propósito da reserva é ter uma segurança, mesmo que perca rentabilidade... e definitivamente Bitcoins não são seguros ainda.

Isso não significa que não se pode investir, ter alguns e esquecer... mas com controle de risco muito grande. Eu até acho que tem futuro mas jamais pode-se considerar reserva de valor.
Manoel06 em 20/10/2014 22:05
Lastro em ouro ou lastro em impressoras gigantes guardadas pela maior potência militar do planeta são uma coisa.

Lastro em uma ideia interessante e absolutamente nenhuma garantia é outra coisa BEM diferente.

Bitcoin pode ser legal, pode até vir a se tornar algo grande, mas no momento não tem a MENOR segurança pra reserva de valor.
celtiberian em 21/10/2014 00:09
Mister_Magoo,

Você está confuso.

Para começar, eu sou a favor do BTC. Eu acho que um dia alguma moeda digital de suprimento limitado como o BTC será hegemônica. Agora, achar que vai ser exatamente o BTC e que o colapso das moedas e títulos estatais vai acontecer em um prazo curto o suficiente para você ignorá-los é puro pensamento mágico. Espero que você não esteja colocando todo seu patrimônio em BTC, pois se estiver não aprendeu nada nesse site.

Você achar que o valor intrínseco do BTC é maior ou menor é irrelevante. Você achar que vão todos usar o BTC é irrelevante. O que importa é que uma RESERVA DE VALOR é um ativo que amanhã permite, com alto nível de certeza, que você compre as mesmas coisas que compraria com os valores que colocou ontem nesse ativo. Não é o caso do bitcoin AINDA por causa da altíssima volatilidade. Hoje tanto dólar quanto ouro são reservas superiores ao BTC.

A 3 meses atrás o BTC estava a $600, hoje está $380. Um ativo que perde 37% do seu valor em 3 meses não é uma reserva de valor, por definição. Com essa altíssima volatilidade ele pode servir para trade puro ou trade de valor de longo prazo (comprar e esperar ele se difundir), mas não como pura e simples reserva de valor. Reserva de valor precisa de ESTABILIDADE de valor e correlação negativa com a inflação, predicados que o BTC hoje ainda não tem.

Espero que tenha entendido a diferença de você acreditar que o BTC vai valer muito ou pouco no longo prazo e o fato dele ser um ativo que serve ou não como reserva de valor HOJE.
celtiberian em 21/10/2014 00:16
@Manoel06,

Permita-me discordar. O BTC realmente não é reserva de valor, mas não por questões de "lastro" e sim pela alta volatilidade.

Valor é subjetivo, como já nos mostrou a revolução marginalista na economia. E está ligado à oferta-demanda. O BTC tem uma oferta limitada e conhecida de todos, que governo ou banco algum pode modificar.

Olha esse gráfico do valor do dólar... A longo prazo, desde que foi criado o FED (impressoras à vontade) ele perdeu 95% do seu valor original. Antes do FED ele só tinha ganhado valor (deflação no séc XIX). Com o BTC, caso seja adotado pelas pessoas, não há esse risco de manipulação do governo. Essa é a sua grande sacada: a emulação de um padrão-ouro em meios digitais. O ouro não é valioso por brilhar e sim por ser escasso.
Bastter em 21/10/2014 06:51
Mister Magoo o problema eh q vc nao sabe o que eh reserva de valor
e ta falando de outras coisas
renato.falcijunior em 21/10/2014 06:55
Sem custo. Baixa no kindle ou pdf. Inclui nas leituras junto com os livros do bastter

IMB - Bitcoin - a moeda na era digital

Tá fácil de entender.
Mister_Magoo em 21/10/2014 21:21
Agradeço a opinião de todos e as dicas passadas agora vejo de outra forma e o Bastter estava certo atropelei as coisas por ter uma informação diferente.
Cleber46 em 21/10/2014 23:47
Reserva de valor no sentido de ser imune a oferta por bancos centrais, ok, mas é muito pouco utilizado e com grande volatilidade. O ouro tem menos volatilidade, tb é imune a oferta por bancos centrais, tem mais liquidez e mais valor pq ñ é utilizado apenas como moeda, mas suas propriedades tem utilidade na indústria, como jóia, etc, ñ tem sentido utilizar bitcoin como reserva de valor tendo o ouro.
Bastter em 22/10/2014 08:03
reserva de valor tem uma definição simples

- Fudeu tudo, sua familia come

nao vai fazer isso com bitcoin q nessa hora pode nao valer nada ou nem existir mais

vai fazer isso com dollar, ouro e ativos reais

e mais

reserva de valor nao é investimento e normalmente rende muito mal, é so uma reserva para sua familia comer se ferrar tudo

entao nao ha a menor chance de bitcoin ser reserva de valor

outras coisas pode ser
celtiberian em 22/10/2014 21:13
Para os americanos mais xiitas "reserva de valor" é um punhado de armas, munições e comida para anos estocada...

Se foder tudo MESMO (apocalipse zumbi, guerra nuclear) a sua família come, de forma mais garantida que com ouro ou dólar... hahaha

Para nós que não somos extremistas ouro já serve.
Bastter em 22/10/2014 21:16
isso
vc definiu melhor ainda

agora bitcoin reserva de valor

cheirou mano?

:-))
gdegraf em 24/10/2014 18:29
Eu gostava de pegar moedas diárias no Buddy Pocket, daí veio o Sr. Google e extinguiu o Orkut.

Resultado = Eu sem nenhuma moeda.

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
thibarre em 15/09/2017 09:21
mas que forma de possuir ouro é a melhor?

barra? nao vejo como se daria a troca no cenario de crise sistemica e calamidade (ex: Venezuela)
Bastter em 15/09/2017 09:25
o mais facil e dollar fisico
ouro eh bem complicado
e este post eh de 2014
hoje ja da para guardar uma reserva em BTC

mas para sua familia comer em meio a crises brabas
o mais facil ate hoje eh dollar fisico

importante fazer reserva no exterior tb
AdrianoVP em 15/09/2017 09:55
Eu acho válido montar uma carteira com várias criptomoedas diferentes concentrando a maior parte em BTC, eu me sentiria confortável com 4% dos investimentos nisso, considerando que é a parte alocada a risco sendo assim uma opinião pessoal.

@celtiberian tem um vídeo recente no youtube, onde o Fernando Ulrich é questionado da porcentagem ideal de BTC numa carteira de investimentos, na opinião dele é 5%.
celtiberian em 15/09/2017 10:01
O percentual depende do que cada um se sente confortável.

Só não coloque mais do que aceita e pode perder.
Allejo_dos_Investimentos em 15/09/2017 10:24
Acho que depende do tamanho do patrimônio... criptos tem um potencial de subir 50x, 100x ou perder tudo! Se for alguém com uma carteira legal já formada eu acho que 1% tá de bom tamanho, no máximo 2%, acho importante considerar também o valor bruto que tá sendo investido nas criptos. Alguém que tá começando e formando agora uma carteira acho que pode arriscar mais até pq consegue recuperar muito com os aportes, mas alguém que já tem uma carteira bem formadinha vai ter de gastar vários e vários aportes pra recuperar um valor perdido de 5% por exemplo.
Bastter em 15/09/2017 10:27
se vai ter BTC ou nao eh outro papo
mas reserva de valor para sua familia comer na crise braba
tem de ter dollar fisico
celtiberian em 15/09/2017 10:37
Um pouco de dólar físico é sempre necessário.

No mínimo para pagar uma passagem de fuga do país. Parece loucura, mas olha o que ta a Venezuela. Infelizmente o go.verno tem em mãos a possibilidade de congelar todos ativos do país apertando um botão. A chance aqui é baixa, mas melhor ter como se mandar do que não ter.

Contra fome a maior reserva de valor é um pedaço de terra fértil, sementes e conhecimento mínimo. Acho que uns dois hectares com pomar, açude, animais e plantação alimenta uma família. Tem tudo que precisaria, inclusive proteínas diversificadas.
Bastter em 15/09/2017 10:43
para quem pode
uma estrategia eh ter uma reserva na europa e uma na america do norte
e uma estrategia de saida para paises la
quem nao pode começa a pensar e planejar isso
so se chega nas coisas colocando como objetivo
e nao se esqueçam q vc tem de servir para alguma coisa senao ja era
oxe em 15/09/2017 10:49
concordo com o Bastter, ter reserva de valor/investimentos liquidáveis em dois outros países, em regiões distintas do mundo. Pode ser na Oceania ou na Ásia também, só depende se o país é bom, bem estruturado.

E, claro, tem que ter a possibilidade de emigrar, um trabalho útil lá, competências interessantes, reserva de dinheiro, passaporte com visto, etc.

E dólar físico pra pagar a viagem aqui.
oxe em 15/09/2017 10:50
Só dinheiro não é suficiente, se não diversificar entre países, se não puder liquidar/ter à mão, se você não tiver autorização para entrar em outro país. Autorização para fugir daqui, por pior que seja o regime, você consegue se tiver com dinheiro (dólar) na mão.
celtiberian em 15/09/2017 10:53
Ou seja, reserva de valor = ser uma pessoa adaptável, resiliente e capaz de fazer alguma coisa pela sociedade que te acolher. Sem falar em conhecimento amplo de línguas.

É bom nesse sentido desenvolver habilidades genéricas que podem ser usadas em qualquer país para alimentar sua família. Exemplo: boa capacidade de se relacionar e boa apresentação pessoal pode trabalhar vendendo qualquer coisa em qualquer lugar.

As suas competências e habilidades nenhum [REMOVIDO] pode confiscar. Mesmo que o diploma não tenha valor legal lá fora.
Bastter em 15/09/2017 10:54
sim, tem de ter o direito de ir para o pais tb
faz parte da reserva de valor
oxe em 15/09/2017 11:03
Por isso mesmo que minha meta pessoal já pro ano que vem é começar algum curso com valor internacional, desenvolver outras competências. Meu curso de Direito, especialmente o rumo profissional que tomei, não me abre portas.

Esse ano to cuidando da saúde, ano que vem vou começar a construir meu plano de saída.
Fabiano13 em 15/09/2017 11:04
"Contra fome a maior reserva de valor é um pedaço de terra fértil, sementes e conhecimento mínimo. Acho que uns dois hectares com pomar, açude, animais e plantação alimenta uma família. Tem tudo que precisaria, inclusive proteínas diversificadas."

Melhor saber manusear uma arma para caçar e uma rede para pescar. Mas isso é para um apocalipse zumbi, o que acho que não vai acontecer :)

Por enquanto um pouco de dólar para sair do país e alguma habilidade útil fora daqui já serve.
afalsetta em 15/09/2017 11:14
Uma das razões que comecei a cursar economia foi esse. Quero ter uma profissão que seja de fácil execução no mundo inteiro e descobri que não levava muito jeito pra programação (apesar de que tenho em mente aprimorar isso quando tiver mais liberdade e tranquilidade de estudo).
Realmente tem que planejar rota de fuga e não acho que o risco no Brasil é pequeno não. Infelizmente, a América Latina está ainda afundada nas ideias comunistas desde a União Soviética, que as financiou aqui em grande quantidade.
É um absurdo o Chile, por exemplo, ainda eleger alguém como a Bachelet que está tentando fazer de tudo para destruir a única economia que mais se aproxima de primeiro mundo por aqui.
Isso sem contar em Dilmas, Lugos, Maduros, Mujicas... Me faz até ficar feliz de só ter uma merda igual o Temer.
LUZ em 15/09/2017 11:28
Já chegamos no apocalipse zumbi,ehehe
PFO em 15/09/2017 13:02
Olhei aqui pela janela...tá tudo normal. Ainda sem apocalipse zumbi.

Discutir reserva de valor ok.

Agora plano de fuga? Vai para onde? Japão? Olha como tá a vizinhança lá...

Não há risco contra tudo na vida.

Viver sem risco = morrer...
oxe em 15/09/2017 13:10
Não é que se deva ficar paranóico, PFO. É apenas manter a cabeça no lugar e trabalhar com a possibilidade do risco. Uma formação diversificada, uma reserva de valor, um passaporte com visto válido, investimentos diversificados inclusive no exterior, são um seguro.

É verdade que na vida sempre haverá um risco, mas não é por isso que não devemos fazer as chances ficarem a nosso favor e trabalhar estratégias pra mitigar esses riscos, pelo menos os que podem ser previstos.
Cleber46 em 15/09/2017 17:37
Sobre bitcoin ser reserva de valor no sentido de poder ser aceito em outros lugares e em situações de emergência hoje ainda é inviável mas já tem satélite operacional onde é necessário apenas uma antena comum e um transmissor usb pra enviar as transações sem precisar de internet. [1] Objetivo da blockstream é expandir e popularizar essa possibilidade.

[1] https://blockstream.com/2017/08/15/announcing-blockstream-satellite.html
deutinvestor em 15/09/2017 18:01
O Bitcoin não atravessou ainda um ciclo econômico completo. Depois que o mundo viver uma crise como a ponto.com de 2000 ou a imobiliária de 2008 e nós observarmos como é seu comportamento nesta situação aí sim, poderemos iniciar uma conversa. Acho um absurdo enorme falar em Bitcoin como reserva de valor atualmente, até ABEV3 é melhor que o bitcoin como reserva de valor hoje em dia.
Cleber46 em 15/09/2017 19:22
@deutinvestor reserva de valor que tu precisa de 3 dias úteis pra sacar em reais? Que [REMOVIDO] pode confiscar a hora que quiser mesmo sem processo transitado em julgado ?
Sun135 em 15/09/2017 19:57
os venezuelanos que o digam...

crise? que crise?
:))
Bastter em 15/09/2017 20:12
ação nunca pode ser considerado reserva de valor
reserva de valor eh

dollar, ouro, euro, terra, etc

BTC pode ser ou nao
mas ambev nunca vai ser
Henrique59 em 16/09/2017 04:41
Viagem intergalática (:


Conta na exterior com uns $$ doletas/euro/libra e um cartão MasterCard ou Visa.

Cash na gaveta (Real/Doleta) e passaporte pra toda a família, de preferência mais de um (quem tem decedência européia pega dupla cidadania Jus Sanguines'). Quem não tem só gastando um bom tutu $$ ou morar uns 5~6 anos em outro país.

Aqui tem um tutorial Second Passport | Why and how to get Dual Citizenship - Flag Theory com o processo, tem vários países que tu pega cidadania instantânea investindo uma boa $$

3 oitão, alimentos.
Se puder ter um sitio, ou ter um amigo que tenha sitio (:
Bastter em 16/09/2017 08:33
isso eh uma coisa q o pessoal nao pensa as vezes
seu passaporte tem de estar sempre em dia
nao importa se vc vai viajar ou nao
faz parte da reserva de valor
deutinvestor em 16/09/2017 11:35
Eu sei que ação nunca poderá ser reserva de valor, não entendem sarcasmo? !?!? Mas coloquei como exemplo do absurdo que é pensar em considerar BITCOIN reserva de valor. O bitcoin segunda-feira pode estar valendo 50 reais, como pode ir para 8mil ( volatilidade maluca ) e além disso não tem um histórico de pelo menos um ciclo econômico completo. Abraços
deutinvestor em 16/09/2017 11:50
Digo 50 dólares ou 8mil dólares
Sun135 em 16/09/2017 12:03
@deutinvestor a volatilidade do BTC já foi enorme, hoje está bem mais "comportada" , mas vc conseguiria sair com a roupa do corpo e 1.000.000 de dólares com ouro, dólar? evidentemente que não né? com o BTC sim, numa folha de papel ou em um pendrive.
claro que ele tem desvantagens , mas tambem tem vantagens, o ideal é diversificar até em reserva de valor.
felipesfc em 16/09/2017 12:33
@m.agnoletto
Discussão interessante.
celtiberian em 16/09/2017 14:42
Achei muito legal esse site "Flag Theory".

Eu acho que é a evolução que eu busco na vida. Não quero atrelar meu destino a qualquer país. Se onde eu estiver der problema quero poder me mandar com tranquilidade.

Achei interessante que dá pra obter cidadania do Panamá abrindo offshore lá. Para quem consegue um passaporte europeu aquele serviria até de terceiro passaporte.

Pelo que li, não vale a pena passaporte americano para quem deseja ser cidadão do mundo. Se você tiver passaporte americano tem que pagar impostos para o Trump não importa onde estiver, não existe "mudar domicílio fiscal". Por isso tem tantos americanos ricos com dinheiro fora do país simplesmente renunciando a cidadania americana.
celtiberian em 16/09/2017 14:44
Para quem acha tudo isso paranóia, me desculpem mas é impossível prever o que vai acontecer daqui a 10, 20 ou 30 anos em qualquer país do mundo. Hoje o Brasil é ruim mas aceitável, mas pode ficar inaceitável no futuro. Tenha opções em mãos ou seja apenas mais um na manada assistindo a merda no ventilador sem poder fazer nada.
Bastter em 16/09/2017 14:45
ele pode ser mais uma parte da sua reserva de valor
nao toda
tudo q pode ter na reserva de valor

dollar fisico
ouro
euro fisico
terras
joias, quadros, etc
imoveis, inclusive no exterior
passaporte de mais de um pais valido
investimento no exterior (europa e america do norte)
bitcoin
saude

isso ta exagerado claro e seria o ideal
a maioria nao vai conseguir ter tudo isso
mas eu quis listar tudo q pode fazer parte
tenha o maximo q puder

e acima de tudo investir na sua formação para vc servir para alguma coisa
Bastter em 16/09/2017 14:46
paises sao fronteiras artificiais para q o estado te roube
pare de se emocionar com isso
ajuda na reserva de valor tb
scrat em 16/09/2017 14:54
"paises sao fronteiras artificiais para q o estado te roube
pare de se emocionar com isso"

FANTÁSTICO, @Bastter
Se for original sua, guarda p por num livro haha
Bastter em 16/09/2017 14:57
é minha sim
mas pode espalhar a vontade
quanto menos gente com esta baboseira de patriotismo melhor
scrat em 16/09/2017 15:04
Releitura de Bernard Shaw
Sun135 em 16/09/2017 15:10
patriotismo é uma coisa que sempre me pareceu ultrapassada. Quando voltada pra um time de futebol então dá até vontade de chorar de vergonha alheia...
trader2592 em 17/09/2017 23:30
1-achei muito bacana o site second passport

2-bitcoin ainda nao e reserva, a China anunciou que vai proibir em outubro, bitcoin essa semana caiu 35% por causa disso, ja tem gente que defendia que fala que tem outras formas melhores de transacao internacionais

3-daqui alguns anos essa ideia de diversas cidadanias vai ser bem mais difundida, e as formas de ter cidadania dos paises vao mudar tambem, a longevidade vai aumentar muito e as pessoas terao 2 ou 3 carreiras na vida, e provavelmente mais de uma familia, assim como podem escolher viver em mais de um pais futuramente
Bastter em 18/09/2017 20:49
para quem quer rodar o mundo em paz
nao recomendo passaporte americano
 
Henrique59 em 19/09/2017 03:53
NÃO totalmente errado,

No Brasil se você sair pra prestar um serviço ok, você paga Imposto no país que você prestou e paga mais imposto no Brasil de 27,5%, dai tem os acordos pra evitar isso ou pra abater do que pagou a mais lá não paga aqui. OK.

Mas se você for MORAR em outro país você faz a declaração de SAIDA DEFINITIVA DO PAIS para a Receita e pronto, você não deve mais nada a Receita Federal, nem pagar, nem declarar o que você tem/ganha nos outros países sendo residente em outro lugar.

EUA não tem Saida definitiva se você está morando a 30 anos no Brasil (Residente FISCAL no Brasil) e é cidadão americano, VOCÊ deve declarar e pagar tudo que você ganha para a Receita Federal Brasileira 27,5% que nem nos e TAMBEM para a IRS (taxa progressiva de até 50%).

E a única maneira de fugir desse imposto é sonegando e correndo o risco (BEM ALTO) de ser preso se voltar aos EUA, ou renunciar a cidadania americana, preenchendo um formulário que custa uns 2 mil dólares pra pedir e a Renuncia é permanente ...

Somente os EUA e um pais Africano que tem essa regra, todos os demais países do mundo, se você for um cidadão NÃO RESIDENTE, está isento de impostos sobre o que você ganha fora dele.

Pesquisa Rápida

Seja amigo da Bastter.com e tenha acesso total ao Site

Novidades para Hoje!

     

    Cotação

    Código:  

    O que você procura ?

    Últimos Balanços

    Próximos Balanços

    Top 10 Bastter Rating

    Rating elaborado com base nos votos dos usuários. Veja as empresas viáveis para estudos.

    Últimas dos Murais

    Siga o Bastter

    Siga o Bastter no Twitter Siga o Bastter no Facebook Siga o Bastter no Youtube

    Livros grátis para quem assina









    Parceiros

    Quer aprender mais ?

    Anterior
    Proximo
    Mauricio Coutinho Hissa
    Certificado Nacional do Profissional de Investimentos (CNPI)
    Analista Fundamentalista - Certificado n 1716

    Bastter.com 2001 ©Todos os Direitos Reservados
    Todo o conteúdo deste site é propriedade da Bastter.com, sendo expressamente proibido o seu uso em sites, videos, cursos ou qualquer outro meio de comunicação meio sem autorização expressa do proprietário.