Bastter.com - Grupos - Forum Tranquilidade Financeira - Bitcoin como reserva de valor



Grupos

Tranquilidade Financeira \ Forum



 
Bitcoin como reserva de valor Mergel em 20/10/2014 13:17 com 22 respostas
Comprar bitcoins como reserva de valor é uma estratégia válida como comprar dólar ou ouro?

Alguém pratica?
Tópico linkado com:
Tranquilidade Financeira
Forum
Padu em 20/10/2014 13:18
o mille já comprou 3 fazendas no farmville com bitcoins!!

:)
Bastter em 20/10/2014 13:23
nao existe reserva de valor com coisa q existe ha poucos anos

daqui ha uns 50 anos eu respondo a sua pergunta
celtiberian em 20/10/2014 13:26
Mergel,

Hoje ainda não é uma boa reserva de valor pela grande volatilidade. Bitcoin hoje é mais um trade que reserva de valor. Caso ele vingue o potencial de ganhos é enorme (10x, 100x), caso ele morra você perde tudo.

Conversando com o Ulrich (que escreveu o único livro em português sobre Bitcoin até agora) ele não recomenda mais de 2-3% da sua carteira estar em bitcoins. É uma aposta muito arriscada. Ele acredita que alguma moeda digital vai prevalecer no futuro pois elas tem governança superior às moedas estatais e não ficam à mercê dos governos imprimindo mais, mas se vai ser o bitcoin ou outra é pura especulação.
celtiberian em 20/10/2014 13:29
Concordo com o Bastter.

Não digo 50 anos, mas ainda precisa de muito tempo para podermos dizer qualquer coisa. Uns 5 anos no mínimo.

Só vai ser reserva de valor o dia que for efetivamente uma moeda (usada e valorada em transações ao lado de qualquer outra). Hoje ela é mais um ativo digital especulativo, que tem toda a estrutura para ser moeda + sistema de pagamentos.
Mergel em 20/10/2014 13:30
E fazer uma reserva para uma viagem no curto prazo? Muitos lugares no EUA (e Europa tb) já aceitam, principalmente hotéis, cias aéreas, etc.

Eu entendo a tecnologia por trás da moeda digital pra saber que seria segura (no sentido das transações com ela e a carteira), mas que possui esse risco de volatilidade.
celtiberian em 20/10/2014 13:32
Para uso em viagens você deve verificar se os spreads ficam mais ou menos caros que o uso de cartão de crédito ou moeda em espécie.

Mas nesse caso é um uso totalmente diferente, não é investimento.

E tem que entender e aceitar o risco que tem. Ele pode subir ou descer $100/BTC a cotação entre a sua compra e o uso. É arriscado.
renato.falcijunior em 20/10/2014 13:44
A proposta do bitcoin é ser um dinheiro equivalente aos q existiam na época do padrão ouro. Se vai dar certo ou não é outra historia. Eu ate acho que vai. Mas vai com calma.
Mister_Magoo em 20/10/2014 19:36
Quem é a favor dos bitcoins é contra qualquer tipo de investimento que envolva meios que dependem do governo e quem investi em títulos, bolsa ou que dependa ou tenha ação do governo é contra a ideia do bitcoin.

É uma moeda virtual que esta crescendo e ganhando mercado em vários países e lojas isso mostra que não é uma moeda ficticia e como em qualquer investimento ou mercado existem os seus altos e baixos.

Essa é a minha opinião pessoal.
Bastter em 20/10/2014 19:44
a sua resposta nao tem a ver com a pergunta me desculpe
nada do q vc falou tem a ver com ser reserva de valor ou nao
Mister_Magoo em 20/10/2014 21:10
A resposta esta dentro do assunto na minha opinião pessoal.

BTC vejo também como uma reserva de valor e como eu disse existe quem é contra e a favor de ver como reversa como você mesmo disse Bastter que vai pensar nisso daqui a 50 anos.

O livro que foi falado acima de um autor que fala sobre o btc nem mesmo é o livro indicado por quem esta no meio do btc.

Vejo como uma reserva (minha opinião), porém são dois mundos diferentes e opiniões diferentes de quem usa e defende o btc e quem usa os meios que o governo esta envolvido.

stever em 20/10/2014 21:42
Claro que não é reserva de valor, o propósito da reserva é ter uma segurança, mesmo que perca rentabilidade... e definitivamente Bitcoins não são seguros ainda.

Isso não significa que não se pode investir, ter alguns e esquecer... mas com controle de risco muito grande. Eu até acho que tem futuro mas jamais pode-se considerar reserva de valor.
Manoel06 em 20/10/2014 22:05
Lastro em ouro ou lastro em impressoras gigantes guardadas pela maior potência militar do planeta são uma coisa.

Lastro em uma ideia interessante e absolutamente nenhuma garantia é outra coisa BEM diferente.

Bitcoin pode ser legal, pode até vir a se tornar algo grande, mas no momento não tem a MENOR segurança pra reserva de valor.
celtiberian em 21/10/2014 00:09
Mister_Magoo,

Você está confuso.

Para começar, eu sou a favor do BTC. Eu acho que um dia alguma moeda digital de suprimento limitado como o BTC será hegemônica. Agora, achar que vai ser exatamente o BTC e que o colapso das moedas e títulos estatais vai acontecer em um prazo curto o suficiente para você ignorá-los é puro pensamento mágico. Espero que você não esteja colocando todo seu patrimônio em BTC, pois se estiver não aprendeu nada nesse site.

Você achar que o valor intrínseco do BTC é maior ou menor é irrelevante. Você achar que vão todos usar o BTC é irrelevante. O que importa é que uma RESERVA DE VALOR é um ativo que amanhã permite, com alto nível de certeza, que você compre as mesmas coisas que compraria com os valores que colocou ontem nesse ativo. Não é o caso do bitcoin AINDA por causa da altíssima volatilidade. Hoje tanto dólar quanto ouro são reservas superiores ao BTC.

A 3 meses atrás o BTC estava a $600, hoje está $380. Um ativo que perde 37% do seu valor em 3 meses não é uma reserva de valor, por definição. Com essa altíssima volatilidade ele pode servir para trade puro ou trade de valor de longo prazo (comprar e esperar ele se difundir), mas não como pura e simples reserva de valor. Reserva de valor precisa de ESTABILIDADE de valor e correlação negativa com a inflação, predicados que o BTC hoje ainda não tem.

Espero que tenha entendido a diferença de você acreditar que o BTC vai valer muito ou pouco no longo prazo e o fato dele ser um ativo que serve ou não como reserva de valor HOJE.
celtiberian em 21/10/2014 00:16
@Manoel06,

Permita-me discordar. O BTC realmente não é reserva de valor, mas não por questões de "lastro" e sim pela alta volatilidade.

Valor é subjetivo, como já nos mostrou a revolução marginalista na economia. E está ligado à oferta-demanda. O BTC tem uma oferta limitada e conhecida de todos, que governo ou banco algum pode modificar.

Olha esse gráfico do valor do dólar... A longo prazo, desde que foi criado o FED (impressoras à vontade) ele perdeu 95% do seu valor original. Antes do FED ele só tinha ganhado valor (deflação no séc XIX). Com o BTC, caso seja adotado pelas pessoas, não há esse risco de manipulação do governo. Essa é a sua grande sacada: a emulação de um padrão-ouro em meios digitais. O ouro não é valioso por brilhar e sim por ser escasso.
Bastter em 21/10/2014 06:51
Mister Magoo o problema eh q vc nao sabe o que eh reserva de valor
e ta falando de outras coisas
renato.falcijunior em 21/10/2014 06:55
Sem custo. Baixa no kindle ou pdf. Inclui nas leituras junto com os livros do bastter

IMB - Bitcoin - a moeda na era digital

Tá fácil de entender.
Mister_Magoo em 21/10/2014 21:21
Agradeço a opinião de todos e as dicas passadas agora vejo de outra forma e o Bastter estava certo atropelei as coisas por ter uma informação diferente.
Cleber46 em 21/10/2014 23:47
Reserva de valor no sentido de ser imune a oferta por bancos centrais, ok, mas é muito pouco utilizado e com grande volatilidade. O ouro tem menos volatilidade, tb é imune a oferta por bancos centrais, tem mais liquidez e mais valor pq ñ é utilizado apenas como moeda, mas suas propriedades tem utilidade na indústria, como jóia, etc, ñ tem sentido utilizar bitcoin como reserva de valor tendo o ouro.
Bastter em 22/10/2014 08:03
reserva de valor tem uma definição simples

- Fudeu tudo, sua familia come

nao vai fazer isso com bitcoin q nessa hora pode nao valer nada ou nem existir mais

vai fazer isso com dollar, ouro e ativos reais

e mais

reserva de valor nao é investimento e normalmente rende muito mal, é so uma reserva para sua familia comer se ferrar tudo

entao nao ha a menor chance de bitcoin ser reserva de valor

outras coisas pode ser
celtiberian em 22/10/2014 21:13
Para os americanos mais xiitas "reserva de valor" é um punhado de armas, munições e comida para anos estocada...

Se foder tudo MESMO (apocalipse zumbi, guerra nuclear) a sua família come, de forma mais garantida que com ouro ou dólar... hahaha

Para nós que não somos extremistas ouro já serve.
Bastter em 22/10/2014 21:16
isso
vc definiu melhor ainda

agora bitcoin reserva de valor

cheirou mano?

:-))
 
gdegraf em 24/10/2014 18:29
Eu gostava de pegar moedas diárias no Buddy Pocket, daí veio o Sr. Google e extinguiu o Orkut.

Resultado = Eu sem nenhuma moeda.

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Pesquisa Rápida

Seja amigo da Bastter.com e tenha acesso total ao Site

Novidades para Hoje!

     

    Cotação

    Código:  

    O que você procura ?

    Últimos acessos

    Últimos Balanços

    Próximos Balanços

    Top 10 Bastter Rating

    Rating elaborado com base nos votos dos usuários. Veja as empresas viáveis para estudos.

    Últimas dos Grupos

    Grupos em Destaque

    Ver todos  

    Últimas das Ações

    Ver todas

    Monitor de Mercado

    Siga o Bastter

    Siga o Bastter no Twitter Siga o Bastter no Facebook Siga o Bastter no Youtube

    Patrocinadores

    Clear

    Bastter Blue Grátis!

    Livros grátis para quem assina









    Parceiros

    Quer aprender mais ?

    Anterior
    Proximo
    Mauricio Coutinho Hissa
    Certificado Nacional do Profissional de Investimentos (CNPI)
    Analista Fundamentalista - Certificado n 1716

    Bastter.com 2001 ©Todos os Direitos Reservados
    Todo o conteúdo deste site é propriedade da Bastter.com, sendo expressamente proibido o seu uso em sites, videos, cursos ou qualquer outro meio de comunicação meio sem autorização expressa do proprietário.