Preâmbulo:
1) Há dois anos a empresa que eu trabalhava mostrava sinais de desgaste e eu comecei a procurar outras oportunidades.
2) Arrumei uma oportunidade única fora do país e me mudei com minha esposa (45 dias depois da mudanca meu depto da antiga empresa fechou e mais de 40 pessoas foram pra rua de uma vez). Contrato inicial: 3 anos.
3) Antes de me mudar, contratei um plano por adesão no Brasil. Com o único objetivo de não ter carências quando eu voltasse caso minha experiência desse errado, ou ao fim do contrato. Ou mesmo, se quisesse voltar ao Brasil para tratar algum problema.
4) Perguntei inúmeras vezes antes de fechar sobre carências e me foi dito que na portabilidade eu não teria nenhuma.
***
A história:
1) Recebi uma carta do plano de saúde ontem, dizendo que a minha operadora decidiu cancelar o plano. Houve contenda judicial, mas a decisão da operadora foi mantida.
2) Fui atrás de mais informacões e pra minha surpresa ainda estamos no período de carência de Cobertura Parcial Temporária. Confesso que minha ignorância me fez acreditar que eu estaria coberto até para doencas pre-existentes. Lembro inclusive de ter perguntado algo parecido, mas parece que, me fizeram acreditar em algo que não era verdade. Fui bem ignorante. :(
2.a) Minha esposa tem endometriose, que é uma doenca crônica. :/
3) Eles ficaram de me oferecer um novo plano, mas parece que a opcão é bem ruim, com pouca cobertura na região do país que nos interessa. :/
4) Preciso contratar um novo plano. O meu será cancelado dia 15 de novembro.
5) Vamos ao Brasil em dezembro/janeiro. Férias. Minha esposa está grávida (sim, estamos bem felizes com relacão a isso. :) ). E gostaria de ter algum tipo de cobertura por seguranca. Tenho meu seguro saúde de onde moro que me cobriria emergências no país, mas eu gostaria de poder visitar médicos ou fazer exames se tivermos dúvida com relacão à gestacão.
***
As dúvidas:
O que eu devo fazer? Plano individual? Tento outro plano por adesão? Existe algum jeito de conseguir cobertura pra minha esposa gestante? Comecei a cotar em várias operadoras já, mas eu to mais perdido que barata tonta. :(
Eu tive um tumor no passado que foi operado e estou livre da doenca há mais de 2 anos. Se a doenca retornar, é considerada pre-existente?
Tô me sentindo bem mal. Gastei um dinheiro significativo e aparentemente não estava dando cobertura à minha família da forma como imaginei. Me sinto frustrado. Mas ainda tenho um problema pra resolver, portanto gostaria de dicas do que fazer.
PS: Propagandas são proibidas no fórum. A intencão não é pedir dicas de plano, mas de como proceder.