O título é meio chamativo, mas gostaria apenas de compartilhar um insight, que creio eu ir ao encontro da filosofia do site, que é o de entrar devagar nas coisas, e isso implicar em ficar um tempo em investimentos que "não tem valor".
Na minha experiência, a pressa, a ansiedade de se posicionar logo em valor pode ser prejudicial quando isso implica em não estudar o mínimo para fazer uma escolha que realmente tenha valor.
Se a pessoa conhece o site, começa a estudar, e antes disso veio acumulando em poupança, ou fundo/cdb de bancão, e então decide que esses produtos não possuem valor (fora a RE na poupança), então tirando aqueles produtos de banquinho, não é saudável sair correndo para investir grandes quantias apenas para sair rápido daquilo que não te valor, mas que também não é nenhum desastre.
Na ânsia de alocar tudo rápido em valor, pode-se acabar com menos valor ainda, e pior, sem nenhuma segurança para aguentar as oscilações que costumam ocorrer com coisas de valor.
Eu mesmo até hoje não entrei em FIIs, embora agora tenha decidido estudar. Vou assistir primeiro as 3 aulas introdutórias que o Nod gravou. Há dois anos que todo meu dinheiro novo entra em valor, mas há ainda uma boa reserva formada antes disso que decidi não mexer por prudência, até ter mais clareza do que fazer. Caso eu me convença por exemplo que quero investir em FIIs, eu vou calmamente e por um bom período começar a retirar esses recursos e alocar em uma carteira diversificada desses ativos que eu venha a montar. E caso também decida não ter FIIs, vou começar a somar parte disso aos aportes mensais que faria normalmente.
Não sei se fui claro, mas a mensagem que eu queria passar é que a calma, a paciência e a falta de emoção são amigos do investidor. Acho que muita gente não segue isso, sai alocando quantidades maiores de dinheiro que do que conseguem ver oscilar, com pouca ou nenhuma convicção das escolhas que fazem, e depois a histeria vem bater aqui no site.