Passei muito tempo tentando entender o porque meus amigos não conseguem se livrar de crenças limitantes. Eles tem curso superior, são promotores, juízes, engenheiros, advogados... mas qualquer coisa que eu falo eles não acreditam em nada e nem se esforçam para aprender nada.
Fazem PP, consórcio, empréstimos, pagam absurdos em tarifas bancárias, investem em CDB de bancão (os que investem), trocam de carro a cada 2 anos, compram imóveis financiados na planta (salas comerciais em edifícios, pra alugar e pagar a parcela do finan!), não conseguem sequer planejar um roteiro da própria viagem internacional e gastam 4x mais do que precisa.
Porque diabos eu sou diferente? Parece tudo tão simples e claro pra mim... porque não é para eles?
Fiquei pensando sobre isso uns dias e cheguei a conclusão que só pode ser por um motivo: eu tive a sorte de pegar toda grana que juntei durante vários anos de trabalho (economizando cada centavo, sem comprar NADA para mim) enfiar em um negócio e FALIR.
Esse dinheiro era tudo pra mim, eu acho que dava mais valor nele do que na minha própria família. Não tinha coragem nem de tirar da poupança pra não ter perigo de perder alguma coisa.
Até que apareceu a oportunidade de ouro, um negócio que juntava inovação, paixão e um sonho antigo.
Não precisei de 4 meses para perceber que o dinheiro realmente não valia nada. Já era, eu tinha perdido tudo... comecei a prejudicar cada vez mais minha vida, me auto-sabotando. Quase estraguei um relacionamento de 10 anos, quase estraguei por completo minha saúde, quase estraguei por completo minha vida.
Como foi difícil sair disso.
Voltei pra minha cidade de origem porque não tinha dinheiro pra pagar aluguel mais. Me sentia um completo derrotado e não conseguia arrumar mais emprego. A luta era diária.
Dirigi uber uns meses, me acalmei, fiz tratamento psicológico e comecei a colocar na minha cabeça que eu tinha capacidade intelectual para fazer alguma coisa, mas minha auto-estima tava muito no chão. Eu tinha vergonha até de sair com amigos e alguém tocar no assunto Dinheiro.
Enfim, nem era a intenção contar toda a história, mas já contando, resolvi estudar sozinho em casa pra aprender qualquer coisa e ter mais chances em emprego. Consegui passar em um concurso muito bom e isso me fez bem demais.
Foi nesse ponto que coloquei na minha cabeça que eu consigo fazer qualquer coisa e sem ajuda dos outros.
Me tornei uma máquina de aprender e minha vida têm sido boa demais. Sinto um prazer imenso de ter acesso à tanto conteúdo de qualidade e eu queria que todo mundo pudesse se sentir assim.
É aprendendo assuntos variados que conseguimos descobrir coisas que nos completam. Mesmos que muitos deles não nos sirva para nada.
Eu compro livros de assuntos variados e adoro fazer isso. História da Arte, Biologia, Linguística, Quadrinhos, Finanças, Direito, Gestão de Pessoas e etc.
Foi através essa curiosidade e prazer em descobrir coisas novas que cheguei até a Bastter.com, não tive indicação de ninguém e nunca tinha ouvido falar.
Em menos de 1 mês de assinante acho que é uma das coisas mais valiosas que tenho. Já me identificava com a filosofia antes mesmo de conhece-la.
Sorte de quem consegue ter acesso à essas informações em um early stage da vida.
A mim custou a economia de 5 anos de trabalho, mas pelo tanto de coisa que eu aprendi e tudo que isso vai me gerar no longo prazo, paguei barato.
Não tenham pressa. Façam as coisas com Qualidade. Foquem no esforço e no longo prazo.
Acredite no exponencial!