Estamos na iminência de comprar o primeiro imóvel. Decidimos começar bem pequenos e pretendemos adquirir um QS que para nós está bem localizado. O prédio ficou largado por uns anos e tem pequenos problemas já mapeados. Conversei com a Síndica profissional e ficou claro que será feito um trabalho de recuperação do prédio. Já está ocorrendo a cobrança de tx extra para consertar vários pequenos problemas negligenciados.
Segui a recomendação que aprendi aqui e fui fazendo várias pesquisas.
1. Pesquisei sobre o corretor de imóveis e vi que ele é avaliador pelo sistema Confeci-Creci, e sócio da Imobiliária contratada para intermediar a venda do imóvel.
2. Visitei o imóvel e vi o estado em que ele se encontrava. Preciso reformar praticamente todo o imóvel. O valor anunciado está bem abaixo da média dos pares e por isso já entrei com pé atrás nas pesquisas.
3. Como indicado pelo @paineiras, solicitei a segunda via da averbação do imóvel que custou apenas 82,95 no Cartório da Região. Não consta nada de anormal. Além disso, o corretor me enviou o contrato de compra e venda da última transação do imóvel.
4. Após verificar que não havia nada na averbação, dei meu de acordo em fechar negócio mediante a apresentação de:
4.0. Informação se o vendedor era ou não casado;
4.1. Certidão negativa de débitos de tributos e contribuições federais;
4.2. Certidão negativa de débitos trabalhistas - TST, tanto no CPF quanto no CNPJ do vendedor;
4.3. Certidão negativa de débito municipais (IPTU);
4.4. Comprovação de não haver outras dívidas tais como: Energia, Gás, Condomínio, taxa de marinha.
Todos os documentos foram apresentados sem indicar débitos, excluindo a situação de taxa de marinha (SPU).
Como uma das orientações é consultar um bom advogado, gostaria de opiniões sobre como encontrar tal profissional aqui na região (Vitória-ES)para avaliar a documentação que recebi e me orientar se assino ou não o contrato de compra e venda.
O pagamento combinado seria pagar 16% na forma de sinal e a outra parte seria paga com saldo da conta do FGTS e o restante com transferência bancária, se houver.
E se faltar algo a ser verificado, por favor complementem.